BLOG GONEXT

COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FAVORECE O SUCESSO DA SUA EMPRESA?  

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

A governança corporativa está no DNA das empresas desde o início de suas atividades, ela se inicia quando o contrato social é feito. No entanto, a maioria precisa, ao longo dos anos, desenvolver as boas práticas desta governança e os instrumentos desenhados durante todo o processo de implantação. Tal fato acontece por um simples motivo: a Governança precisa ser constantemente fortalecida para que a empresa se mantenha ativa e produtiva.

Dentre as práticas fundamentais da Governança, a Reunião de Conselho de Administração é uma das mais importantes. No início elas acontecem mensalmente e  geralmente passam a ser bimestrais ou semestrais. Na minha opinião, esse é um ponto que merece atenção, pois quando um conselho não se reúne com a frequência mínima necessária, que no meu entendimento é mensal, é sinal de que algo não anda bem. Seja nas relações societárias ou nas relações familiares, é importante verificar se a frequência combinada de funcionamento dos órgãos está sendo exercida e em caso negativo, descobrir os porquês do mal – funcionamento.

QUALIDADE DO DEBATE

Outro ponto importante a se destacar é a qualidade das deliberações resultantes destas reuniões. Elas estão atendendo os preceitos que foram desenhados nos instrumentos da governança? Se for constatado que uma ata de reunião está muito superficial, que os assuntos estão sendo tratados de maneira rasa e poucas decisões estão sendo tomadas, temos outro indicativo de que o processo de governança não está sendo bem conduzido ou que está em processo de fadiga. Ao acompanhar inúmeros processos de Implementação de Governança ao longo da minha carreira, pude perceber que muitas vezes as empresas não identificam quando há algo errado e detectam o problema apenas quando recebem más notícias: resultados insatisfatórios e baixo desempenho. Quando não identificam a origem do problema, olhando apenas para suas consequências, a tomada de decisão, que pode ser crucial para o sucesso do negócio, será, certamente, muito prejudicada. Neste contexto, portanto, valorizar a  Governança Corporativa é atitude crucial para as empresas e significa muito mais do que implementá-la. Portanto, fique atento ao que acontece ao seu redor, tome as decisões necessárias e colha bons resultados. Até mais!

por GoNext

A GoNext Family Business foi fundada em 2010 como extensão internacional da empresa J.Valério e é uma empresa focada em Gestão de Negócios e Governança Corporativa da empresa familiar. Contamos com metodologia própria, aprimorada em mais de 100 conselhos e projetos realizados em empresas familiares no Brasil e EUA.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×