BLOG GONEXT

TRANSFORMAÇÕES NA EMPRESA FAMILIAR:OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

PLANEJAMENTO É ESSENCIAL NA SUCESSÃO FAMILIAR

Quando há nova gestão em uma empresa familiar surgem muitas incógnitas envolvendo oportunidades de crescimento e também ameaças para a saúde do negócio familiar. Se a transição não for realizada da maneira adequada, a escolha deste novo gestor fatalmente será equivocada e pode representar um possível perigo para a gestão da companhia.

Na maioria das vezes é muito difícil programar uma transição, mas pensar sobre já um passo importante nesse sentido. Para evitar problemas graves, é preciso o mínimo de planejamento, sobretudo no que tange às principais competências deste gestor que é membro da família e em como estas competências irão contribuir da melhor maneira dentro da organização.

MULTITAREFAS

Atualmente há uma demanda grande para que executivos assumam várias funções e essa prática beneficia a empresa na medida em que, enfrentando vários desafios ao mesmo, o executivo multitarefa adquire experiência em vários aspectos da gestão em um tempo muito mais curto. Para tanto, é importante identificar quais as competências deste sucessor familiar e como a aderência dentro do sistema de gestão da empresa será realizada.

INOVAÇÃO MESCLADA COM CULTURA EMPRESARIAL

Um outro aspecto do processo sucessório abrange a necessidade de cada empresa em se reinventar. Com a chegada de um novo gestor, (com algumas características de competências e essas características atendendo às demandas da empresa) novas provocações e alterações no status quo também se farão presentes. Neste novo momento, será preciso analisar os déficits das competências do candidato ao cargo e analisar como isso será absorvido pela empresa.

O ideal é que este executivo familiar não fique no mesmo setor em que seu familiar estava antes de sua chegada na gestão. Essa medida serve para que a segunda geração não tenha nenhum constrangimento de fazer com que o feedback seja dado de maneira precisa, para que o familiar também se sinta à vontade para colocar seus pontos de vista e ser cobrado como executivo da própria empresa, desassociando ao máximo questões familiares das questões pertinentes ao trabalho.

por GoNext

A GoNext Family Business foi fundada em 2010 como extensão internacional da empresa J.Valério e é uma empresa focada em Gestão de Negócios e Governança Corporativa da empresa familiar. Contamos com metodologia própria, aprimorada em mais de 100 conselhos e projetos realizados em empresas familiares no Brasil e EUA.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×