BLOG GONEXT

Boa comunicação entre sócios é fator-chave para empresas familiares

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Estabelecer um acordo entre os sócios colabora para que haja mais transparência e assertividade nos papeis de cada um, evitando conflitos

 

A governança corporativa age de forma estratégica nas empresas familiares, profissionalizando processos, documentos e, principalmente, definindo regras claras para atuação interna. Além disso, ela oferece oportunidades fundamentais não só para o desenvolvimento do negócio como também para o relacionamento entre os sócios familiares, que muitas vezes é prejudicado pela falta de comunicação.

De acordo com o diretor-presidente da GoNext Governança & Sucessão, Eduardo Valério, quando a comunicação entre os membros da família proprietária começa a dar sinais de falha, é preciso agir. “Geralmente, o problema nas relações interpessoais se dá pela falta de instrumentos que retiram as decisões da esfera pessoal e opinativa e regulamentam normas de atuação. E para isso as boas práticas de governança corporativa são fundamentais”, avalia Valério.

Um dos principais instrumentos adotados para solucionar este problema, de acordo com o especialista, é o Acordo de Sócios. É um documento que age para orientar e informar os dirigentes da empresa familiar, como uma espécie de guia consultivo, para que todos tenham ciência não só das tomadas de decisão como, também, das regras implantadas para conduzi-las. “Com este acordo societário, além das informações circularem de forma correta e acessível a todos os envolvidos, é possível prevenir conflitos entre aqueles sócios que fazem parte do dia a dia do negócio e aqueles que talvez não sejam tão presentes”, orienta.  Nos mais de 100 projetos de governança corporativa já desenvolvidos pela GoNext, cerca de 90% demandaram a implantação do Acordo de Sócios.

Além disso, um dos pontos que mais geram embates entre os sócios é o quesito “resultado”. De acordo com Valério, uma das ações mais assertivas é estabelecer reuniões periódicas ou mesmo elaborar relatórios estatísticos para divulgar o retorno obtido. Este, segundo ele, é um instrumento importante que ajudará os sócios, inclusive, a analisarem a eficácia dos processos implantados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×