BLOG GONEXT

Conheça mais o CONNECT CEO, novo fórum da GoNext

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Empresas familiares, de qualquer porte, podem enfrentar desafios para manter uma longevidade sustentável de seus negócios. Isso acontece, principalmente, quando não há um bom processo de governança corporativa estabelecido ou, ainda, quando essas empresas não encontram profissionais aptos para a gestão dentro do próprio círculo familiar. Neste caso, muitas delas optam por uma opção mais segura e qualificada: a contratação de um CEO não familiar.

 

De acordo com Eduardo Valério, diretor-presidente da GoNext Governança & Sucessão, especialista em governança corporativa para empresas familiares, o número de famílias empresárias que buscam este caminho é crescente. Dos mais de 100 projetos na área já desenvolvidos pela GoNext, 65% das empresas possuem um CEO externo no comando.  “A adoção destes executivos gera um aprendizado consistente sobre a separação das questões relativas aos aspectos familiares e aos de gestão. Contudo, a carga de responsabilidade adquirida pelo CEO que não pertence à família proprietária é enorme, pois ele precisa lidar com a pressão por resultados e pela manutenção de um relacionamento saudável com uma família que não é a dele”, avalia Valério.

 

Para trabalhar estas questões e outras relativas a estes processos, a GoNext desenvolveu o CONNECT CEO, um fórum personalizado para executivos que ocupam o cargo máximo na gestão de uma empresa familiar, mas que não possuem parentesco com a família proprietária. A solução foi criada para que houvesse um espaço inédito e intimista para que estes CEOs pudessem compartilhar questões comuns às suas posições no comando destas empresas. Aspectos que não poderiam ser debatidas em Conselhos de Administração, mas que, de qualquer maneira, fazem parte do dia a dia destes profissionais.

 

“Notamos uma forte demanda para que estes CEOs pudessem trazer situações específicas e aproveitar o grande repertório de competências complementares que um fórum como este proporcionaria. Estruturamos e desenvolvemos um fórum único e inédito para otimizar o papel dos CEOs com foco no seu desenvolvimento e no da empresa familiar”, explica Valério.

 

O CONNECT CEO pode beneficiar os participantes em três dimensões: para a empresa, na melhoria do processo de gestão dos familiares bem como o seu desenvolvimento; para os familiares e sucessores, na melhoria do profissionalismo e melhor definição das competências e plano de desenvolvimento; e para o CEO, no avanço do seu “repertório” e habilidades para conduzir a administração das questões relativas à gestão e, sobretudo, da dinâmica familiar.

 

Para Valério, a essência do CONNECT CEO é o compartilhamento das experiências, a criação de um ambiente de extrema confidencialidade e a segurança para a troca de conhecimento. “Quando estávamos estruturando este projeto, vários CEOs nos ajudaram com valiosas contribuições e temas comuns com grande demanda e sem um formato adequado para o debate e compartilhamento”, comenta.

O fórum, lançado no final de julho, terá na programação encontros mensais com os CEOs participantes e diversos executivos convidados para debater questões inerentes ao cargo. Além disso, os participantes terão a chance de fortalecer suas competências para futura atuação em Conselhos, um caminho que, segundo Valério, é frequentemente tomado pelos CEOs que, em média, permanecem até dez anos no cargo.

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×