BLOG GONEXT

Governança Corporativa e Planejamento Estratégico: como aliar estas duas ferramentas a favor do seu negócio?

planejamento estratégico
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Empresas familiares precisam de um planejamento estratégico para crescer de maneira saudável

As empresas familiares representam mais de 70% do PIB Global, segundo dados da KPMG, de 2017, o que as torna uma importante contribuição socioeconômica para os países. Apesar de serem consideradas um dos principais pilares da economia, de cada 100 empresas, 30 sobrevivem à primeira sucessão e apenas cinco chegam à terceira geração.

O planejamento estratégico e a sua execução são decisivos para o desempenho destes negócios. O sucesso a médio e longo prazo depende do trabalho realizado aliado à disciplina na implementação desta gestão. Sem organização, uma pequena dificuldade no cotidiano pode se tornar um tormento tão grande que pode comprometer todo o esforço.

Desta forma, a gestão estratégica é a base para implantação da Governança Corporativa. O modelo do planejamento estratégico é feito sobre uma metodologia onde o controle e a monitoração passam a ser condições necessárias para a sua aplicabilidade, gerando vantagem competitiva para a empresa. Sistematizar esse planejamento reduz a incerteza envolvida na tomada de decisão e consequentemente provoca o aumento do alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos pela empresa.

Segundo Eduardo Valério, diretor-presidente da GoNext Governança & Sucessão, para desenvolver o Planejamento estratégico é preciso se conectar a três pilares da empresa: comunicação, motivação e engajamento. Para isso, é necessário estabelecer os principais objetivos empresariais de médio e longo prazo, para desdobrá-los em planos de ação e monitorá-los sistematicamente por meio de indicadores.

Exercer este planejamento de forma correta é fundamental para o crescimento sustentável da empresa, definindo objetivos e estratégias, reestruturando os recursos disponíveis de forma eficiente e ainda servir como plataforma para outros planejamentos (financeiro, de riscos e sucessão). “É importante usar o planejamento estratégico como parâmetro para a sucessão. Esse é o fator determinante para o projeto de crescimento da empresa e as necessidades das famílias dos sócios envolvidos”, explica Eduardo Valério.

Ou seja, para um negócio familiar ter sucesso e obter lucros no curto, médio e longo prazos, o ideal é buscar um especialista para implantar o planejamento estratégico e da Governança Corporativa com qualidade e eficiência. Os resultados serão percebidos e colhidos em pouco tempo.

Sobre a GoNext

A GoNext Governança & Sucessão é uma empresa especialista em Governança Corporativa da empresa familiar. Foi fundada em 2010 como a extensão internacional da empresa JValério.

Para atingir os resultados desejados dentro das empresas, conta com o apoio de uma equipe de consultores especialistas e metodologia exclusiva para empresas familiares, aprimorada em mais de 100 projetos e conselhos no Brasil e EUA.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×