Blog GoNext

O negócio rentável das empresas familiares

O relatório Risco Governança Corporativa e Compliance, publicado pela Fortune Business Insights, mostra que as atividades ligadas à governança corporativa movimentam hoje cerca de US $21,72 bilhões no mundo e devem aumentar para US $57,57 bilhões até 2026.

No Brasil, empresas familiares são as que mais movimentam o PIB (mais de 65%, segundo o IBGE). Elas representam também a fatia de mercado que mais cresce em investimento em governança, com 85% dessas empresas considerando governança e sucessão como prioridades estratégicas.

O mercado para consultoria e implantação de projetos de governança e sucessão é amplo e, neste cenário, a demanda por metodologias eficazes e comprovadamente sólidas se torna cada vez maior.

Para entender o potencial de se rentabilizar projetos e consultorias de governança e sucessão, apresentamos a seguir 4 motivos que corroboram com o avanço desse negócio.

  1. Importância da Governança Corporativa 

Os ciclos geracionais e as relações familiares no ambiente corporativo criam desafios específicos para as empresas familiares. A Governança Corporativa se apresenta, nessa dinâmica, como um processo capaz de equilibrar os interesses familiares, societários e administrativos e trazer vantagens competitivas para os negócios a longo prazo.

Ao rentabilizar projetos de Governança Corporativa, você poderá constituir a base sólida da longevidade dessas empresas, agregando instrumentos e indicadores que permitem o fortalecimento do negócio e a mensuração efetiva dos resultados conquistados.

Um projeto estratégico de governança define papéis e responsabilidades em relação ao negócio nos âmbitos familiares, de gestão e societários.

De forma ampla, a governança corporativa é o conjunto de regras, normas e princípios que direciona as relações societárias e a administração de uma empresa a uma experiência de gestão organizada e equilibrada.

  1. Governança Corporativa não é uma tendência passageira

Diante do grande volume de termos do universo corporativo que ganham visibilidade e alto potencial de adesão na sociedade, muitos empresários ficam inseguros em adentrar em “modas passageiras”. Não é o caso da Governança Corporativa.

Ter um processo de governança é imprescindível para empresas familiares. Em momentos de instabilidade econômica e crises mercadológicas, por exemplo, nada pode ser mais saudável para um negócio do que ter sócios, gestão e familiares em sintonia e alinhados em prol das melhores decisões de negócio.

Portanto, a governança é um instrumento de profissionalização da empresa familiar com foco no crescimento sustentável da empresa.

  1. Quando as empresas familiares mais demandam projetos de governança?

Qualquer negócio enfrenta conflitos internos. Nas empresas familiares, esses conflitos podem ser detectados e administrados com bastante eficácia por meio de boas práticas de governança e sucessão.

A sucessão, inclusive, precisa ganhar ainda mais protagonismo na estratégia de negócio.

Por isso, no mercado, quando as novas gerações começam a chegar na empresa familiar, começam também os questionamentos e os choques nas tomadas de decisão.

Em sua maioria, é neste momento em que as empresas começam a pensar em

procurar consultorias e projetos profissionais em governança corporativa.

  1. Sintomas da necessidade de governança corporativa

Muitos indícios podem apontar fragilidades organizacionais que são facilmente superadas com um projeto de governança completo.

Confira abaixo os principais sintomas apresentados por uma empresa familiar que precisa, com urgência, organizar, estruturar e estabelecer suas diretrizes de governança:

  • Sintomas de performance: perda de participação no mercado, lucratividade e rentabilidade;
  • Sintomas de conflitos societários: novas gerações vêm acompanhadas de mudanças, e, neste cenário, os conflitos societários são muito comuns, principalmente em empresas com mais de um sócio (cada um com sua família também pleiteando cargos na empresa);
  • Sintomas familiares: conflitos de quantidade de cargos e na identificação do potencial e do perfil de cada sucessor ou sócio.

Por que investir em uma franquia GoNext?

Se você conhece empresários familiares e estuda as movimentações de mercado, sabe o quanto os sintomas acima estão presentes nos negócios brasileiros.

A GoNext tem uma grande experiência quando o assunto é governança corporativa e sucessão para empresas familiares. Com metodologia exclusiva, a GoNext agora vai compartilhar com os franqueados toda essa experiência adquirida ao longo de anos.

Com mais de 150 projetos de governança corporativa já realizados no Brasil e nos Estados Unidos, a GoNext oferece suporte completo ao franqueado para que ele possa empreender neste mercado a partir de uma marca já consolidada.

Confira os benefícios de se tornar parceiro:

  • Direito de uso de marca
  • Transferência
  • Treinamentos iniciais presenciais e/ou online e reciclagem
  • Auxílio contínuo na operação da franquia
  • Avaliação de desempenho
  • Software de gestão
  • Materiais de marketing e suporte nas estratégias de divulgação

Faça parte deste seleto segmento de atuação, agregue novos serviços aos seus clientes e conte com uma empresa de consultoria que é referência no mercado.