BLOG GONEXT

Cibersegurança é tema no GoNext CEO

Cibersegurança é tema no GoNext CEO

Na última quinta-feira, 19/11, o GoNext CEO contou com a presença de George Silverio da Silva, fundador e atual Chairman da BOX Group, grupo empresarial com foco em soluções em negócios, autor das metodologias GRSTI® (Gerenciamento de Risco em Serviços de TI®) e DNASec® e auditor ISO/IEC 27001.

George possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação e falou para os participantes do evento sobre um tema de extrema relevância no mundo corporativo: cibersegurança – desafio da continuidade de negócios e resiliência com as ondas de ransomware.

O encontro começou com uma pergunta provocativa: afinal, o que é um crime cibernético? De acordo com George, crimes cibernéticos são os que usam a tecnologia como ferramenta, meio e alvo de um ato criminoso ou quando a tecnologia permite que um crime “tradicional” como roubo de identidade, roubo de informações (espionagem industrial), chantagem, entre outros.

“Para as empresas, o impacto de um cybercrime pode causar grandes transtornos e os vazamentos de dados causados por ataques mal-intencionados são os mais comuns e caros para os negócios”. 

“Com a pandemia do coronavírus e a necessidade do trabalho remoto, o número de ataques aumentou consideravelmente, principalmente pela vulnerabilidade dos computadores no home office”, comenta.

Em relação aos tipos de impactos para as empresas, Geroge destaca os financeiros, que envolvem transações fraudulentas, sequestro de dados, espionagem industrial e interceptações de mercadorias; os de disponibilidade e entregáveis, que abrangem ataques em e-commerce, indisponibilidade de rede interna e de internet, ataques que paralisam linha da produção e destruição de ambientes e dados; e os de imagem e reputação, que contemplam roubo de identidade e de dados confidenciais para pirataria, pixação de sites, vazamento de dados pessoais e exposição de documentos confidenciais.

Previsões para o mundo em relação à segurança de informação

Para os próximos anos, a previsão compartilhada com os membros do GoNext CEO é que com a disponibilidade da internet 5G, os roubos de dados serão realizados em alta velocidade, o número de contratação de fake news para ransomware aumentará consideravelmente e muitas empresas deverão migrar para a nuvem sem o planejamento mínimo de segurança.

Ainda de acordo com o convidado, para que as empresas não decretem falência da saúde dos negócios pela falta de segurança, é necessário se defender e tomar algumas atitudes como:

  • Plano de continuidade de negócios;
  • Plano de backup e proteção de dados;
  • Plano de resposta a incidentes;
  • Plano de disaster recovery.

E mais do que contar com essas ações no momento que uma empresa sofrer uma ameaça, é fundamental garantir que elas sejam testadas e estejam funcionando perfeitamente. “Muitos pecam em achar que ao implementá-las, estarão seguros para sempre, mas não é bem assim. São necessárias manutenções e testagem periódicas a fim de garantir a segurança em caso de ataque”, explicou.

Ao fim da apresentação, os CEOs puderam fazer perguntas ao convidado e contar com conselhos para aumentar a segurança da informação das suas empresas, diminuindo os riscos de sofrer com os impactos de um possível crime cibernético.

Deseja fazer parte dos próximos encontros? Em 2021, o GoNext CEO contará com muitas novidades. A programação completa foi definida e já está disponível a todos os membros. 

Faça parte deste seleto grupo! Acesse https://bit.ly/34izrP9 e saiba como.