Por que sucessão não é só planejamento patrimonial
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
Os conflitos internos não são exclusivos das empresas familiares. Qualquer organização pode sofrer tensões desafiadoras. No caso específico das famílias empresárias, a chegada dos herdeiros na gestão representa, em negócios de todos os segmentos, exige uma postura vigilante para detecção e administração de conflitos.
A GoNext vai te apresentar alguns cenários recorrentes na chegada dos herdeiros na gestão como sucessores, explorando o conflito número um (o mais presente nos negócios) no planejamento da sucessão.
O primeiro conflito mais presente nas empresas familiares é a confusão de papéis que existem entre os filhos dos sócios com o papel de gestor(a).
Esse conflito surge na maioria das empresas. Os fundadores, donos do negócio, colocam os filhos em cargos da empresa.
A intenção, sem dúvidas, é boa. Afinal, para se preparar para se tornar uma liderança empresarial, nada melhor do que experimentar e viver a cultura da organização.
É comum que os herdeiros cheguem já em um cargo de gerência, alta gerência ou até mesmo em diretorias.
Sem o devido preparo para assumir as demandas de cargos de gestão, essa escolha resulta em conflitos de grandes dimensões. Vamos aos detalhes dessa história.
Esse conflito impacta de duas maneiras o ambiente familiar:
Eduardo Valério, CEO e Fundador da GoNext, em seu livro Empresa Familiar – Governança e os seus desafios, apresenta, de maneira didática, uma analogia eficaz para se compreender os múltiplos impactos desse conflito.
Imagine o proprietário de uma aeronave (sócio de uma empresa) que escolhe como piloto (gestor da empresa) do avião o filho sem o “brevê”, ou seja, sem o devido preparo (competências).
O desfecho é inevitável: se conseguir levantar voo, o avião provavelmente não chegará ao seu destino final — podendo inclusive cair no meio do caminho.
A introdução da nova geração em cargos de gestão sem o devido preparo não impede só a empresa de alcançar os seus objetivos de negócio, mas pode significar o início do fim do legado familiar.
A sucessão impõe grandes desafios às empresas familiares, mas é preciso fazer mais do que temer a transição.
Na verdade, a GoNext sugere um novo olhar para o momento, a visão de oportunidade.
Não existe desenvolvimento e ganho em maturidade sem tensão, sem quebras de padrões de comportamento que remetem à nossa zona de conforto.
Os desconfortos e desgastes da sucessão podem ser detectados e administrados com bastante eficácia.
Principalmente, se o planejamento da sucessão se tornar uma prioridade da família.
Para eliminar esse conflito e as suas consequências da passagem de bastão na empresa familiar, conheça a Mentoria Herdeiros & Sucessores da GoNext.
Quer continuar aprendendo sobre sucessão? Ouça agora o episódio do nosso podcast, o GoNext Talk, exclusivo sobre o papel dos sucessores na gestão.
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
No último dia 28 de agosto, a Forbes divulgou a 13ª edição de sua lista de bilionários brasileiros, reunindo 300 indivíduos...
A discussão sobre diversidade de gênero no topo das organizações tem avançado, mas os números mais recentes mostram que a equidade...