ESG

A Governança como Essência da Sustentabilidade

info O termo ESG - sigla para Environmental, Social and Governance - surgiu em 2004, a partir de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Pacto Global e o Banco Mundial. O movimento nasceu com o relatório Who Cares Wins, que demonstrou que empresas que integram fatores ambientais, sociais e de governança às suas decisões tendem a ser mais sustentáveis e rentáveis no longo prazo. Desde então, o ESG se consolidou como um novo princípio de gestão responsável, orientando investidores e empresas que buscam equilibrar resultados econômicos, impacto positivo e perenidade.

De onde veio o ESG?

Quando pessoas, planeta e prosperidade se conectam, os resultados se tornam sustentáveis e duradouros.

O ESG traduz uma nova forma de pensar a gestão empresarial, que integra três dimensões indissociáveis: ambiental, social e governança.

 

Na GoNext, nosso foco está no “G” de Governança, o pilar que sustenta todos os demais. Quando a governança está bem estruturada, as dimensões ambiental e social ganham coerência, força e resultados sustentáveis.

 

Ao adotar práticas de governança maduras, a empresa amplia sua capacidade de gerar valor para todos os públicos: colaboradores, acionistas, comunidade e meio ambiente, consolidando um legado guiado pela ética, sustentabilidade e longevidade.

serious-designer-eyeglasses-sitting-sofa-working-online-digital-tablet-modern-office_11zon (1)

Guia Prático de Governança

Descubra onde estão os riscos invisíveis na sua empresa

A GoNext preparou um guia direto e acessível para ajudar empresários e herdeiros a implantarem práticas de governança que trazem clareza às decisões, reduzem conflitos e garantem continuidade ao legado familiar.

ESG em evidência:

os números falam por si

0
das grandes empresas brasileiras têm estruturas formais de governança corporativa
0
É o índice entre empresas familiares.
0
das empresas incorporaram práticas ESG em sua governança.
0
possuem indicadores formais de acompanhamento.

*Pesquisas Internacionais - 2024

Metodologia GoNext

A Metodologia GoNext reúne o que há de mais avançado nas melhores escolas de negócios nacionais e internacionais, combinando fundamentos acadêmicos consolidados com a vivência prática nas empresas familiares e a ampla experiência de campo dos nossos especialistas.

Diagnóstico: família e empresa

Tudo começa com um olhar atento sobre a família empresária e o negócio. O diagnóstico da GoNext revela o estágio de maturidade da governança, os desafios de relacionamento e as oportunidades estratégicas. É um processo técnico e humano, que transforma percepções em clareza e propósito.
plano de sucessao

Arquitetura da Governança

A partir do diagnóstico, desenhamos a Arquitetura da Governança, um modelo sob medida que define papéis, instâncias e fluxos decisórios. Essa estrutura dá forma à sabedoria coletiva, trazendo equilíbrio, transparência e direção ao futuro da empresa.
governanca corporativa

Plano de Sucessão

Com base em análises e alinhamentos, a GoNext orienta todos os stakeholders em torno de um mesmo propósito. Essa fase consolida a visão de futuro e garante coerência nas decisões, transformando objetivos em um caminho claro e compartilhado.
6-Steps-To-Align-Corporate-Learning-Strategy-With-The-Business-Strategy

Estruturação de conselho

Aqui, a governança ganha vida. Implantamos conselhos, comitês e instrumentos que fortalecem a gestão e a transparência. É o momento em que o planejamento se torna prática e a estrutura de governança começa a gerar resultados reais.
estruturacao-de-conselhos

Implementação

Governança é evolução contínua. Por isso, a GoNext permanece ao lado da empresa, oferecendo mentorias e monitoramento estratégico. Mantemos a governança viva, ajustando rotas e assegurando que o legado cresça com consistência e longevidade
monitoramento-mentoria

Pilares do ESG

1. E: Environmental (Ambiental)

ESG ambiental refere-se aos sistemas de gestão ambiental adotados pela empresa e avalia dentre seus principais pontos de interesse:

Fontes de energia utilizadas
Gestão ambiental e prevenção da poluição
Biodiversidade e serviços ecossistêmicos
Mudanças climáticas
Recursos hídricos
Economia circular e gestão de resíduos
Emissão de Gases de Efeito Estufa

2. S: Social

ESG social refere-se às práticas da empresa para promover o bem-estar social. Nesta dimensão, são consideradas práticas adotadas pela empresa com relação aos seus próprios trabalhadores, diretos e terceirizados, bem como com clientes, fornecedores e comunidade local, tendo como pontos fundamentais:

Relações e práticas do trabalho
Diálogo social e desenvolvimento territorial
Direitos humanos
Diversidade, equidade e inclusão
Promoção de responsabilidade social na cadeia de valor

3. G: Governance (Governança)

ESG de Governança considera a arquitetura de governança corporativa da empresa, suas práticas e normativas, levando em consideração, dentre outros aspectos:

Estrutura de governança corporativa
Conduta empresarial
Transparência na gestão
Práticas de controle, compliance e gestão

Vamos conversar?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você para agendar uma reunião online inicial.