Inovação e Legado
O fórum GoNext Herdeiros & Sucessores, realizado online, no dia 13, convidou a economista e facilitadora da Inovação Consciente, Cynthia Michels, para debater “Inovação e Legado: O Futuro começa Agora”.
Nas empresas familiares, as novas gerações têm a missão de projetar um futuro inovador e que alce o negócio a novos horizontes, mas ainda preservar a essência do legado familiar e dos diferenciais do negócio trazidos por seus fundadores.
Cynthia é fundadora do Núcleo Vale do Silício do Grupo Mulheres do Brasil, e deu início ao movimento de ampliar o espaço das mulheres nos debates sobre inovação depois de uma imersão de 1 ano e meio na Baía de São Francisco, conhecendo os mecanismos organizacionais e estruturais que levavam negócios a ultrapassar as barreiras da inovação.
“O Vale do Silício é uma convergência de diferentes línguas, culturas, modos de enxergar a vida e de operar. Por que ele é berço de tanta inovação? Porque tem natureza, diversidade e um bando de gente sem vergonha: de fazer perguntas, de experimentar, de errar, de pedir ajuda, de se apresentar”, disse a palestrante.
Cynthia trouxe para dentro do fórum insights de empreendedores, futuristas, artistas e economistas sobre como combinar esses elementos na empresa familiar, aliando responsabilidade e incentivo a uma cultura de inovação.
Inovação não é um evento, é uma jornada
B2B ou B2C, os negócios são feitos de humanos para humanos. Cynthia apresentou aos membros do fórum o risco de algumas mentalidades muito comuns no mercado e que representam a ampla falta de conhecimento sobre o que representa, na prática, alto poder de inovação.
Afinal, o quão comum é encontrar empresas que se sentem à deriva no mercado porque “inovar é muito difícil”? Cynthia explica quais são essas mentalidades:
- A busca pela robotização e só a robotização
- A espera pelo “momento eureka”
- A sensação de que ao lançar uma inovação você não precisa fazer mais nada que o seu futuro está garantido
“Inovação não é um evento, é uma jornada. Um ambiente de inovação não é sobre acertar todas as vezes. Inovadores veem o valor do aprendizado que o erro traz. O importante é olhar para erros como fonte de informação, coletar dados dos seus experimentos. Vocês, novos líderes, é que vão dar o tom de como esses experimentos serão conduzidos nas empresas”, explicou Cynthia, ressaltando a importância de uma cultura que celebre a experimentação.
Mas é claro que este movimento pode encontrar resistência, mas superar esse desafio é uma missão importante para sucessores que queiram deixar sua marca nos negócios.
Como superar o “Do jeito que o dono quer”?
As novas gerações chegam nas empresas familiares aprendendo até onde vai o seu poder de negociação.
“Mesmo que ninguém diga, a gente sente quando uma empresa se comporta assim – vai ter que ser do jeito que o dono quer. Aí eu pergunto: é possível inovar com medo de perder o emprego? É possível falar minha ideia sabendo que vou ser exposto pro meu time? É preciso ter escuta ativa, transparência e liberdade para ser”, orientou.
Cynthia colocou uma lupa sobre o papel da liderança quando o assunto é inovação. “É preciso colocar na mesa meus erros e acertos como líder, ouvir o que as pessoas estão trazendo para dentro do meu negócio. Escuta ativa e descentralização são essenciais.”
No entanto, algumas máximas ainda permeiam a alta gestão e contribuem para a estagnação do ambiente de inovação. Uma máxima poderosa e recorrente é: “Em time que está ganhando não se mexe?”.
E Cynthia é categórica: “Kodak, Nokia, onde estão? Estavam ganhando e onde estão agora? Ou você se adapta ou sua data de expiração está marcada.”
A especialista tirou dúvidas diretas dos sucessores membros do fórum e apresentou caminhos para projetar ambientes de inovação em médias empresas, com estratégias de atração e retenção de talentos, superação do ego nas relações familiares e de outros desafios que hoje sufocam a inovação nas organizações.
Participe do GoNext Herdeiros & Sucessores
Quer elevar seu preparo para assumir o negócio familiar em um ambiente seguro e confidencial?
O próximo encontro do fórum GoNext Herdeiros & Sucessores será no dia 19 de maio, com o fundador da HyperXP, Daniel Scott, com o tema O Líder do Futuro.