A GoNext realizou mais um fórum exclusivo do GoNext Presidentes de Conselhos no dia 25 de março. No evento online, foram apresentados os mecanismos de organizações orientadas por dados e que, assim, conquistam crescimento exponencial. Confira neste artigo os debates levantados tendo como tema central a (R)Evolução da Tecnologia e seu Impacto Inevitável nos Negócios.
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À frente do tema, recebemos o cientista de dados Claudio Pinheiro, Head Data & AI da GFT Group, ex-Sênior Data Scientist IBM, TEDx Speaker, Professor MBA, ESPM e FIA.
“No mundo, temos cada vez mais novas empresas surgindo. São startups, fintechs e outros tipos de contextos. No Brasil, temos mais de 12 mil startups registradas. E temos também o que chamamos de unicórnios, empresas fora do comum e que valem mais de 1 bilhão de dólares. São empresas dos mais variados setores. Surge aqui o contexto de organizações exponenciais. E o que está fazendo essas empresas crescerem é a inteligência de dados”, iniciou o debate.
Claudio Pinheiro explicou como a coleta e a análise de dados potencializam organizações em seu arsenal de estratégias competitivas. O professor apresentou os resultados de uma pesquisa da consultoria Gartner, que mostra que 90% das organizações entenderão os dados como ativo corporativo crítico e análises de dados como competência essencial até 2022.
Moldando o futuro a partir dos clientes
Os clientes têm hoje um alto poder em mãos a partir das tecnologias. Esse poder resultou em uma mudança cultural que descreve de forma precisa o nosso tempo: o imediatismo como hábito.
“As informações do seu negócio são extremamente valiosas. Elas refletem o mercado no qual o seu negócio está inserido e elas podem impactar no futuro do seu negócio na relação com os clientes. O desafio é começar a dirigir o seu negócio compreendendo como usar essas informações e se alfabetizar no universo dos dados”, orientou Claudio.
Percebe-se, neste cenário, que os apps, os bancos digitais e o novo poder de escolha dos clientes têm desafiado empresas a acompanhar todas essas movimentações com a agilidade necessária para não perder espaço no mercado.
“No contexto empresarial, essa conexão muda tudo. 1 minuto e meio é o intervalo de resposta que um cliente está disposto a esperar na relação com uma marca. O ideal é o imediato, é a personalização do atendimento e a antecipação das necessidades do cliente. Se você tem 10 mil clientes, como conseguir alcançar esses pontos? Por meio da tecnologia”, apresentou ao introduzir o conceito de experiência do usuário e o potencial da Inteligência Artificial.
Apresentando o caso dos bancos digitais, alguns comportamentos dos usuários dão o norte das respostas tecnológicas que hoje são imprescindíveis aos negócios. São elas:
- Antecipar e atender necessidades reais com personalização
- Tornar as interações com o cliente as mais convenientes e fáceis quanto possível
- Estar onde o cliente está, em tempo real
- Lembrar de todas as interações prévias para o cliente se sentir ouvido e compreendido
Inteligência Artificial nas decisões de negócio
“Vocês sabiam que já existem tecnologias capazes de, a partir de dados dos históricos médicos e equipamentos que coletam dados em tempo real, expandir a expectativa de vida de um ser humano em até 25%?”, questionou Pinheiro, explicando o quanto o alto volume de dados é capaz de reconfigurar nossa noção atual de futuro.
A questão é: se os dados estão por toda a parte, como dar conta de forma estratégica desse volume?
“A Netflix e a Amazon são dois exemplos de como os algoritmos de Inteligência Artificial conseguem mostrar exatamente o que você quer daquelas plataformas. No caso da Amazon, o algoritmo que mostra na página os outros itens que as pessoas que já compraram o mesmo produto também buscam na plataforma, foi responsável por um aumento de 40% nas vendas”, disse.
Por isso, o maior poder nas mãos do consumidor gera uma necessidade ágil de ter a Inteligência Artificial a favor das decisões de negócio.
“O foco real da transformação digital é descobrir como transformar a performance da sua empresa no dia a dia. A tecnologia não é o fim, é o meio dessa transformação. O fim é o foco total no consumidor, é ser mais ágil em qualquer segmento. E esse movimento é o que vai te deixar cada vez mais preparado para as mudanças”, orientou o especialista, que apresentou a informação de que 52% das maiores empresas do mundo que fecharam ou foram compradas nos últimos anos foi justamente em decorrência da incapacidade de se posicionar diante das transformações de mercado.
Decisões de negócio sem o suporte de uma Inteligência Artificial tendem a ser guiadas por intuição. Resultado disso é verificar que 50% dessas decisões não vão alcançar os resultados desejados. Em um negócio, 50% de decisões imprecisas pode significar o fim da empresa.
“A capacidade de adaptação da tecnologia é exponencial. Produtividade, agilidade, oportunidade e decisões ágeis são os novos direcionadores de negócios. E é importante compreender que estamos cada vez mais perto de não haver mais fronteiras. Alguém de outro estado vai concorrer contigo muito facilmente, alguém de outro país, empresas podem se juntar virtualmente para ganhar força de mercado”, apresentou.
Diversos cases de utilização de Inteligência Artificial (IA) foram apresentados aos presidentes de conselhos ouvintes, como o serviço de personalização de experiência da Volkswagen e a BIA, inteligência artificial para clientes e funcionários do Bradesco. O Grupo Boticário, por exemplo, também está usando IA para criar fragrâncias com dados de preferências de seus clientes.
Claudio Pinheiro apresentou os diferentes modelos de poder analítico no atual contexto do mercado.
“Investir em ciência de dados e algoritmos de machine learning já mostra um retorno de investimento de 459%. A tecnologia está avançando, existem muitos recursos e contextos. Por onde começar? Utilize a tecnologia para entender e interagir com o seu cliente. A pandemia já mostrou bem o efeito disso em diversos segmentos”, finalizou.
GoNext Presidentes de Conselhos
Presidentes de Conselhos compartilharam suas experiências e desafios na conexão de diferentes áreas de negócio com a inteligência artificial e, principalmente, como desenvolver uma cultura organizacional que coloque tecnologia e inteligência de dados a favor de seus clientes.
Você também pode ter a oportunidade de fazer parte deste grupo exclusivo, altamente qualificado, que busca e compartilha soluções para desafios comuns a todos os Presidentes de Conselhos.