Se o seu time é capaz de expressar opiniões, fazer perguntas honestas e, principalmente, receber ajuda em vez de críticas ao cometer um erro, é sinal de que seu negócio tem um ambiente com segurança psicológica.
O bem-estar no ambiente organizacional tem se tornado uma pauta cada vez mais presente na alta gestão.
A ampliação do debate sobre saúde mental também é reverberada pelo momento que vivemos de maior valorização da qualidade de vida e do propósito pessoal.
Por isso, as empresas não podem ignorar uma campanha como o Setembro Amarelo, que incentiva a conscientização e prevenção ao suicídio.
Governança e segurança psicológica
A Governança Corporativa estabelece um modelo de gestão que visa construir uma relação sustentável, saudável e profissional entre gestores, controladores, acionistas minoritários e demais colaboradores.
Se hoje você detecta que o negócio não dá conta de espelhar o ambiente de segurança psicológica que detalhamos no início do artigo, é sinal de que uma mudança cultural precisa acontecer.
A governança reforça os comportamentos culturais de seus membros, de modo que os princípios e valores estabelecidos para as relações profissionais estejam sempre em pauta na organização.
A cultura organizacional é, na prática, um conjunto de valores que diferencia uma organização das outras.
É natural encontrar dificuldades de adaptação cultural, mas a segurança psicológica no ambiente organizacional já deixou – há muito – de ser um aspecto secundário.
A Experiência Google de Segurança Psicológica
O “Projeto Aristóteles” foi realizado pelo Google para entender as características das equipes com melhor desempenho.
Os resultados mostram que a forma como as pessoas interagem entre si no trabalho determina o desenvolvimento excepcional ou não das equipes.
Qual foi a última vez que você realizou um diagnóstico em relação à cultura organizacional?
Se você quer uma equipe mentalmente saudável para contribuir com o negócio, comece investigando a atual percepção dos colaboradores.
Na experiência do Google, dois fatores primordiais foram identificados para construir um ambiente com segurança psicológica:
- tempo e cerimônias internas para se expressar;
- líderes capazes de estabelecer uma escuta ativa.
As relações interpessoais são complexas e respeitar a trajetória e o momento de cada indivíduo é a base para conexões mais humanas no ambiente de trabalho.
Investindo neste aspecto, além de um time que vivencia um ambiente saudável, que não impacta negativamente sua condição psicológica, seu negócio acaba obtendo outros excelentes benefícios, como o potencial de inovação.
“A principal característica de uma empresa inovadora é uma mentalidade diferente, capaz de construir um ambiente onde pessoas se sintam confortáveis para criar coisas novas. Isso é segurança psicológica”, argumentou Márcio Pacheco, CEO na PhoneTrack, na última edição do GoNext Conference.
Fortaleça a sua cultura organizacional para tornar a sua empresa um ambiente aliado da saúde mental do time que constrói seus resultados.
Adote uma governança atuante e seja parte do movimento de valorização da vida, prevenindo o suicídio e a depressão com apoio, escuta e atendimento especializado quando necessário.
O Centro de Valorização da Vida atende pessoas que necessitam de apoio emocional em tempos difíceis pelo chat e também pelo telefone 188.