O território virtual do Metaverso e as experiências que serão criadas dentro dele entre consumidores e negócios ainda estão em fase de investigação. Seria esse o momento para o seu Conselho de Administração começar a debater como sua empresa vai navegar na onda do Metaverso?
Conhecido hoje como o próximo grande passo rumo ao futuro da internet, os Metaversos (sim, no plural – falaremos mais disso adiante) prometem experiências imersivas em ambientes 100% virtuais com o suporte de tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada.
Com isso em mente, as oportunidades dos Metaversos começam a ficar mais claras para os conselheiros: socialização e conexões, novos formatos de trabalho, jogos e imersões, treinamentos e aulas.
Porém, considerando que a maioria das empresas ainda luta para conquistar maior maturidade de transformação digital, essas oportunidades parecem fazer mais sentido para grandes players do mercado.
Marcas como Meta (Facebook), Coca-Cola, Adidas, Dolce & Gabanna e MAC estão trabalhando ativamente em suas novidades para os Metaversos. Dá para perceber que se tratam de empresas imersas em inovação e com orçamentos robustos para abraçar as novas tecnologias.
Seria, então, melhor para as médias empresas familiares brasileiras aguardarem para definirem como vão se posicionar?
Sem cultura, não há “meta”
Os Conselhos de Administração de médias empresas sabem que os ciclos dos diferenciais competitivos estão cada vez mais curtos. O que garante fatia de mercado e fidelidade dos consumidores hoje pode ser rapidamente transformado com a chegada de uma startup.
Por isso, esperar não é a melhor resposta. Isso porque maturidade digital e inovação nunca são eventos isolados, mas resultados de uma cultura ativa nas organizações.
Considerando que se trata, então, de uma evolução contínua, é preciso agregar expertise e sensibilidade técnica para as decisões que vão direcionar sua maturidade digital e o seu grau de inovação. É neste ponto que os Conselhos têm um papel transformador.
Instituições financeiras já preveem que o Metaverso deve movimentar até US$ 13 trilhões nos próximos anos, focando principalmente no impacto do varejo e do consumo.
Bill Gates, fundador da Microsoft, afirmou que em três anos todas as reuniões de negócios da Microsoft serão no Metaverso.
O mercado está otimista, mas enquanto tudo soa como promessa ou teoria, como organizar o foco do negócio para o Metaverso?
A inovação tecnológica deve estar intrinsecamente ligada à estratégia de negócio nas iniciativas de curto e longo prazo. Por isso, alcançar um real diferencial e se tornar atrativo para investidores e consumidores vai depender do quão ambiciosas serão suas metas de negócio.
Os membros do Conselho de Administração devem encontrar o equilíbrio entre resultados e apetite ao risco.
O ideal é que os conselheiros comecem, desde já, a provocar a diretoria a buscar novas formas de intensificar o impacto do negócio nos novos ambientes digitais.
Abaixo, a GoNext apresenta alguns temas que podem abrir oportunidades e construir melhores culturas preparadas para os Metaversos nos Conselhos:
- Gamificação das Experiências do Consumidor – experiências interativas com foco em entretenimento e propósito de marca;
- Os Metaversos – extrapolar a noção do Metaverso da empresa Meta e entender que já existem metaversos operando em larga escala e com bastante sucesso, como Decentraland, The Sandbox e Roblox;
- Marketing Sensorial – estratégias para atrair a atenção dos consumidores de forma on e off-line;
- Criptomoedas – dentro dos metaversos que já existem, as criptomoedas são altamente valorizadas e oportunizam aos consumidores realizarem compras de forma descomplicada e personalizável;
- Cibersegurança – além de apresentar inovações, estruturar confiabilidade e segurança para os dados das empresas e dos consumidores é fundamental para negócios que querem se destacar.
De acordo com o estudo Into the Metaverse, realizado pela Wunderman Thumpson, 60% das pessoas familiarizadas com o Metaverso afirmam que as marcas já deveriam estar vendendo produtos digitais nesses ambientes por ter alta demanda de diversificação.
Novos produtos, novos serviços, novos modelos de negócio e novas fontes de receita estão no horizonte dos Metaversos e é possível começar a construir um posicionamento sólido para um futuro próspero.
A GoNext desenvolveu uma metodologia única de avaliação e desenvolvimento de Conselhos, focada na melhor preparação e eficácia dos conselheiros para os desafios das empresas familiares.
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