A maioria das empresas familiares passam por difíceis discussões quando o assunto é assegurar o legado familiar.
Para conquistar este feito, o negócio e a família precisam entrar em sintonia – o que não é tarefa simples diante das complexas dinâmicas das relações afetivas e pessoais, do rigor técnico e da racionalidade exigidos nas decisões de negócio.
Nesses conflitos, a performance da empresa tem muito a perder.
A Governança Corporativa tem se mantido no mercado como um padrão para melhoria da performance. Mas como, afinal, ela garante melhor desempenho das empresas familiares?
A GoNext te responde em 4 pontos essenciais. Boa leitura!
1 – Profissionalização da Gestão
A primeira reflexão que convidamos você a realizar é sobre o protagonismo da Governança Corporativa no desenvolvimento profissional contínuo de sócios, gestores e sucessores.
As estruturas da Governança exigem preparo técnico para que cargos sejam ocupados no negócio.
Conceitos meritocráticos passam a ser implementados, a fim de definir papéis e responsabilidades, melhorando a execução estratégica do planejamento do negócio e da família.
Assim, a empresa passa a sentir melhor a separação dos interesses pessoais e patrimoniais diante da gestão do negócio. Esse distanciamento é essencial e traz a profissionalização para a linha de frente das decisões da empresa.
Isso não significa tirar poder de decisão das mãos da família, mas estabelecer critérios profissionais para todas as importantes decisões estratégicas do negócio.
2 – Maturidade na tomada de decisões
A maturidade na tomada de decisões é facilitada pela boa Governança Corporativa.
A rede de relações interpessoais, que é natural do ambiente empresarial familiar, passa a dar mais espaço ao rigor técnico do que às opiniões/interesses pessoais.
Assim, empresas familiares atingem novos patamares de maturidade na gestão, mantendo as decisões em um fluxo seguro, protegendo os interesses familiares e o valor do negócio.
3 – Transparência corporativa
O princípio da transparência corporativa é um dos pilares da Governança, e extrapola o conceito básico de prestação de contas sobre as realizações de uma organização.
Problemas, desafios e percalços também precisam estar em diálogo e abertos para que os acionistas (minoritários e majoritários), sócios, gestores e demais interessados no sucesso da empresa tenham acesso desburocratizado às informações de interesse.
Essa troca gera inúmeras oportunidades à organização, fortalecendo a percepção dos valores da empresa para clientes e demais interessados.
4 – Competitividade e crescimento sustentável
O caráter competitivo e o nível de crescimento da sua empresa são avaliados de forma técnica?
Se a resposta for não, está aí mais um motivo para adotar um Sistema de Governança Corporativa. A geração e avaliação de resultados precisa obedecer critérios técnicos, para evitar que indicadores de vaidade mascarem o verdadeiro potencial da empresa.
A Governança Corporativa busca manter a competitividade e garantir a continuidade do negócio no longo prazo.
Isso é feito através de sistemas estabelecidos de avaliação de resultados com uma criteriosa análise técnica.
Consultoria em Governança Corporativa
A GoNext já acompanhou mais de 180 famílias no desenvolvimento e implementação de sistemas personalizados de Governança Corporativa.
Nossos consultores seniores atuam há mais de duas décadas lado a lado de empresas familiares de destaque, garantindo performance aprimorada e continuidade de negócios.
Entre em contato: [email protected]
LEIA MAIS DA GONEXT
O que é o Sistema de Governança Corporativa na empresa familiar?
Plano de Sucessão Familiar: 3 erros na escolha do próximo CEO