Desafios da alta gestão e transformação digital

14/02/2022 - Por: Redação GoNext
Desafios da alta gestão e transformação digital

Alta gestão e transformação digital

A GoNext realizou, na quinta-feira, 10, a primeira edição de 2022 do GoNext Coference, on-line, pelo Zoom. Todos os membros do ecossistema de conteúdo e networking da família empresária, o GoNext Fórum, participaram do encontro que contou com duas palestras: Liderança na Era Exponencial e WAP, um case de Transformação Digital.

 

Carlos Aldan de Araújo foi o primeiro palestrante do dia. Ele é CEO and Founder of Grupo Kronberg, professor no Institute of Coaching Professional Association, formador na Exponential Leader da Singularity University e ex-vice presidente do World Trade Center – São Paulo.

 

O executivo e professor de prestígio internacional conversou com os membros do GoNext Fórum sobre Liderança na Era Exponencial

 

De forma interativa, Aldan realizou uma enquete digital com os presidentes de conselhos, CEOs e herdeiros, questionando-os sobre seus principais desafios de liderança. Os 5 primeiros desafios mais votados mostram como ter contato direto com a formação contínua pelo GoNext Fórum pode auxiliar no dia a dia das tomadas de decisão das empresas.

 

Confira os 5 principais desafios dos empresários membros do GoNext Fórum na alta gestão:

  • Comunicação
  • Feedback
  • Engajamento
  • Motivação
  • Atrair e liderar as novas gerações

 

Estes desafios também estão presentes no seu negócio? Clique aqui e faça parte do GoNext Fórum.

 

“A mudança é: perpétua, pervasiva – afeta todos os domínios da nossa existência – e ela é exponencial”, explicou Aldan.

 

Para ter melhores resultados na liderança neste momento de alto fluxo de mudanças, Carlos Aldan apresentou alguns marcadores de sucesso que precisam estar sob constante análise: tecnologia, saúde mental, humanização crescente da força de trabalho, custo do desengajamento dos talentos, complexidades geracionais no ambiente de trabalho e propósito e resiliência.

 

Entenda abaixo a importância nos resultados empresariais de alguns desses pontos:

 

  • “O desafio do engajamento nas organizações é uma prova de que não estamos preparando nossas lideranças. Apenas 15% a 36% das empresas têm força de trabalho engajada. E já sabemos que uma força de trabalho engajada aumenta a rentabilidade em 21%.”

 

  • “Uma empresa com cultura corporativa humana e saudável consegue crescimento de receita 4 vezes maior do que empresas com cultura transacional.”


  • “A tolerância às incertezas e ambiguidades e resiliência são fundamentais. Resiliência em várias áreas da nossa organização: financeira, operacional, tecnológica e reputacional. Mas nenhuma delas é eficiente se nós não tivermos a resiliência organizacional, ou seja, a capacidade de se adaptar, inovar e prosperar em ambientes cada vez mais desconhecidos, incertos e ambíguos.”

 

Para finalizar, Carlos Aldan explicou aos líderes de empresas familiares a importância dos planos de sucessão para garantir essa resiliência. “Planos de sucessão robustos são fundamentais para essa resiliência organizacional. Não deixem de fazer isso”, concluiu.

 

Transformação digital: se não agora, quando?

A segunda palestra on-line do GoNext Conference foi com Gilberto Junqueira Zancope, CEO da Enova Foods, Sócio e Presidente do Conselho da WAP, Co-founder da Order VC, Sócio da Leads2b, Professor Convidado da Atlética FZEA USP, Embaixador da Endevor e Conselheiro em diversas empresas como Agres e Sempre Sementes.

 

Com o tema central WAP, um case de Transformação Digital, de forma simples e direta, Gilberto contou como a WAP aprendeu a se posicionar como uma empresa ‘guiada’ pelo cliente.

 

“Para se tornar uma empresa ‘iluminada’, nós precisamos colocar luz sobre os nossos dados. Assim, passamos a implementar nossa máquina de vendas no mercado on-line. Aprendemos de forma difícil o quanto custa depender apenas do varejo físico. Esse desafio nós conseguimos vencer!”, contou Gilberto.

 

O executivo contou detalhes dos processos internos de como essa máquina de vendas digital foi construída na WAP de forma bem-sucedida. E os dados da empresa não deixam dúvidas da potência do case WAP de digitalização:

 

  • Hoje, a WAP faz 80% das vendas no ambiente on-line
  • A lavadora de alta pressão WAP tem mais de 40% do market share on-line
  • Nova vertical de áudio até outubro de 2022
  • A compra e o desenvolvimento de novas marcas no ecossistema digital da WAP

 

“Desenvolver essa expertise não só leva tempo, como muda o modelo de negócio”, explicou.

 

Gilberto convidou todos os membros do GoNext Fórum a visitarem a WAP para conhecerem a estrutura da arquitetura da informação da empresa, os softwares de inteligência de mercado utilizados pela empresa e enfim conhecer como a WAP de tornou uma empresa ‘iluminada’ pelos dados, e por consequência guiada pelo cliente.

 

“Uma empresa iluminada é uma empresa C2B (cliente para negócio). Deixar-se iluminar pelo cliente e seguir o fluxo do cliente. Isso implica abandonar uma estratégia e um arcabouço intelectual diferente do B2C (negócio ‘focado’ no cliente)”, orientou o executivo, explicando como cada departamento – comercial, marketing e outros – foram moldados por essa nova cultura.

 

GoNext Fórum 2022

O GoNext Conference contempla encontros semestrais, com a reunião de todos os grupos do ecossistema, com conteúdos leves e apresentados de forma descontraída, com happy hour virtual e outros formatos inovadores.

 

Confira abaixo a agenda completa de atividades do GoNext Fórum e se torne membro deste espaço exclusivo de conteúdo e relacionamento para a família empresária brasileira.

Por: Redação GoNext

VEJA TAMBEM

Desmistificando o ESG

Desmistificando o ESG

Entenda o Impacto da Agenda ESG nas Empresas Desde a primeira Revolução Industrial, no final do século XVIII, os meios de...

Bate-papo e entrevistas sobre o universo da Governança e Sucessão

Ouça nas principais plataformas:
PODCAST

Confira nosso CANAL

Video
Video
Video

Assine nossa NEWSLETTER

Informação com critério para você.