O Ambiente de Negócios e Investimentos no Brasil mudou radicalmente nos últimos 24 meses. O GoNext Fórum realizado na quinta-feira, 23 de setembro, pelo Zoom, convidou Fábio Coelho, presidente executivo da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), para debater as forças que impulsionaram essas transformações diretamente com CEOs e Presidentes de Conselhos de empresas familiares de todo o Brasil.
“O ambiente de negócios foi fortemente impactado pela pandemia, mas não unicamente pela pandemia. Em fevereiro de 2020, a gente já tinha sérios e importantes movimentos de transformação. É preciso sair da bolha e olhar para o todo”, provocou.
“Os donos do dinheiro, os investidores, estão cobrando essas transformações. E a primeira delas, de forma inequívoca, é a da sustentabilidade”, apresentou Fábio Coelho, ao colocar em pauta como as tendências ESG, em português ASG (Ambientais, Sociais e de Governança), saíram do nicho e ganharam relevância na condução de empresas de todos os portes.
Partindo da sustentabilidade, Fábio apresentou as 7 principais tendências políticas, sociais, de consumo e do mercado de capital que devem impactar as decisões de negócio para posicionamento competitivo.
7 pontos-chave para entender o ambiente de negócios
Para compreender como direcionar sua atenção para ler e interpretar as transformações do ambiente de negócios e de investimentos, segundo Fábio, é preciso abrir os olhos às essas 7 tendências:
- Sustentabilidade e Governança
- IPOs
- Comportamento de Consumo
- Meios de Pagamento
- CPFs na Bolsa
- User Experience
- Economia da Atenção
Depois da questão da sustentabilidade, devemos olhar o impacto dos juros. “No Brasil, chegamos a um juros de 2%, o menor juros da história brasileira. Consequência de muita liquidez, com muito dinheiro circulando. A resposta dos juros à pandemia trouxe muita atenção à renda variável e impulsionou todo um mercado de empresas médias que já passaram a se comportar como empresas grandes com essa atração de investimentos”, apresentou.
É preciso observar que muitas empresas abriram capital recentemente ou estão na fila para lançar suas ações na Bolsa de Valores. O Initial Public Offering (IPO) ficou muito forte e “juros baixos impactam a captação de recursos das empresas”, orientou.
Fábio Coelho apresentou o valor de capital de IPOs brasileiros de empresas que fazem parte deste novo volume de negócios na fila do capital aberto. IPOs brasileiros aumentaram mais de 400% neste ano até o começo de agosto em relação ao mesmo período de 2020, mostram dados da Bloomberg.
Consumidores: o que eles trouxeram de novo?
“A dinâmica do comportamento de compra impacta diretamente os modelos de negócios”, provocou o palestrante.
Fábio apresentou algumas tendências que mostraram como a China conseguiu aproveitar as oportunidades diante desse novo consumidor. Alguns pontos para manter a atenção:
- Transmissão ao vivo como canal de venda
- Delivery ágil
- Serviços sem contato
- Alimentação saudável e fitness
- Carros pequenos e elétricos
- Checagem de notícias
- Vendedores locais ganhando prevalência sobre grandes varejistas
- Pagamentos digitais
- Compras offline também ganham nova dimensão
“Em vários setores da economia sentimos a tendência de como o consumidor está tomando sua decisão de compra no ambiente digital. Continuar vendendo do mesmo jeito que se fazia antes já é arriscado, o recorte que quero provocar é: o que você está disposto a transformar no seu negócio em nome desse consumidor nos próximos 5 anos?”, apresentou.
É assim que o consumidor começa a focar, cada vez mais, em experiências. “É só a gente olhar como as operadoras de crédito e bancos digitais olham para o consumidor. Isso também está moldando o mercado financeiro. A gente alcançou 4 milhões de pessoas físicas na bolsa. Em 2018, eram 600 mil”, comentou Fábio Coelho sobre a velocidade dessa evolução.
“Como atrair esse mesmo olhar para o seu negócio? Com o que chamamos de User Experience. Atrai mais e melhor quem oferece a melhor experiência de venda, de pós-venda, de interface para o seu público.”
É assim que moldamos o mercado para a Economia da Atenção: um novo momento de marketing e posicionamento das empresas para presença relevante no dia a dia do cliente.
“Essa tendência ganhou alta proporção na estratégia com influenciadores, marketing de guerrilha, marketing mais agressivo. Empresas que estão cobiçando influenciadores de 25 anos para atrair a atenção desse consumidor digital”, apresentou.
A Anitta no board do Nubank é mais uma prova da Economia da Atenção no impacto das decisões de negócios e da estrutura da governança nas empresas.
Fábio Coelho também debateu os meios de pagamento, as movimentações políticas de 2022 e outras temáticas essenciais para o futuro dos CEOs e Presidentes de Conselhos integrantes do GoNext Fórum.
GoNext Fórum
Os fóruns da GoNext fazem parte do GoNext Fórum, ambiente seguro de diálogo aberto com seus pares e com líderes de mercado que acompanham de perto as transformações essenciais para negócios que se mantêm atualizados e competitivos.
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