O Grupo Algar é um conglomerado familiar quase centenário com negócios nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Entretenimento e Agronegócios. Na quinta-feira (25), o fórum GoNext Presidentes de Conselhos realizou uma imersão, pelo Zoom, nos bastidores da governança familiar e corporativa do Grupo Algar que conduziu a trajetória de sucesso do grupo.
Com o tema “A Governança do Futuro: desafios e oportunidades”, a GoNext convidou Luiz Alexandre Garcia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, para apresentar a jornada evolutiva da governança do grupo fundado em 1930.
Bastidores da governança familiar
Luiz é da terceira geração de uma família empreendedora que conseguiu construir um modelo de governança premiado três vezes consecutivas no Prêmio Abrasca na categoria “Melhor Relatório Anual”.
“Nós não começamos da forma como estamos hoje. E, definitivamente, não ficaremos dessa forma. A governança precisa evoluir de acordo com a dinâmica dos negócios, com as próprias estruturas da governança e com os acionistas. A certeza que temos é que a governança está em evolução constante”, apresentou o presidente do Conselho do Grupo Algar.
Alexandre apresentou aos presidentes de Conselhos membros do fórum os 3 pilares do Conselho de Administração do Grupo Algar:
- Manter o controle do acionista de referência: visão a longo prazo, perpetuando valores e cultura
- Profissionalização em todas as esferas: padrões éticos de desempenho e meritocracia
- Melhora contínua: das práticas de governança da empresa e da família
Princípios, Cultura e Valores: o que move a governança
Além de CEO por 12 anos no Grupo Algar, Luiz Alexandre também soma experiências de gestão no IFC (International Finance Corporation), no Banco Mundial, na Ericsson e em outras instituições.
Com uma visão de negócio ampla e bem apurada, Alexandre provocou os presidentes de conselhos membros do fórum a olhar por novos ângulos a maturidade cultural e a força de perenidade que a governança traz para o futuro dos negócios.
“Nós não fazemos a mínima ideia de quais serão os produtos e serviços que estaremos operando daqui a 100 anos, mas temos certeza que nossos princípios, valores e cultura empresarial estarão lá. Foi ela que nos trouxe até aqui. Não existe core business, o business muda, o que existe é o core principles“, comentou sobre as crenças e a cultura que guiam o Grupo.
Para avançar neste sentido, o Conselho de Administração precisa se tornar um órgão de estudo constante:
- da evolução da governança,
- do portfólio e estratégia de negócios,
- da cultura empresarial,
- das metas ASG (Ambientais, Sociais e de Governança, tradução da sigla em inglês ESG)
- e demais obrigações como compliance e ações de perenidade.
“Temos uma governança complexa, com um Conselho de Administração menos técnico-operacional, mas focado em compliance, cultura e estratégias de investimentos gerais”, explicou Luiz Alexandre, apresentando aos membros do fórum todo o organograma estrutural da governança do Grupo Algar e suas melhores práticas.
Não tem meta ESG sem Governança
A Algar Telecom, empresa do Grupo Algar, foi eleita pelo Guia Exame ESG 2021 entre as melhores práticas ESG do mercado.
Como trilhou esse caminho? A partir de uma estrutura de governança profissional que compreende:
- Um Conselho de Administração com ⅓ de membros independentes
- Dois Comitês de Assessoramento para auditorias e gestão de riscos
- Estrutura interna de Compliance e Gestão de Riscos
- Auditoria externa pelas Big 4 (maiores empresas de auditoria) há mais de 10 anos
Assim, o impacto social das empresas do Grupo Algar alcançou destaque com ações educacionais, com o Instituto Algar, que já formou mais de 300 mil alunos, além de programas focados em saúde, bem-estar e diversidade para os talentos, que são chamados de associados.
“Chamamos os funcionários de associados, porque desenvolvemos um sentido de pertencimento e sentimento de dono em nossos talentos”, explicou.
Com foco ambiental, as empresas do Grupo já alcançaram 60% na redução de emissão de gases do efeito estufa, além de projetos de eficiência energética, gestão de resíduos, frota sustentável e um programa de compliance para fornecedores.
“Existe uma máxima que as empresas precisam crescer. Todo mundo fala e valoriza o crescimento. Na carreira executiva também não é diferente. Mas com a nossa governança, não queremos performance a qualquer custo, queremos performance dentro da nossa cultura”, provocou Alexandre apresentando a importância de criar resiliência na cultura empresarial em um mundo tão dinâmico.
Ao final do encontro, Luiz Alexandre Garcia apresentou aos presidentes de Conselhos os principais temas prioritários para o Grupo Algar para o futuro, além de insights sobre estruturas da governança nos processos de sucessão.
GoNext Fórum
O fórum GoNext Presidentes de Conselhos integra as ações e atividades do GoNext Fórum, uma plataforma por assinatura com foco em conteúdo e relacionamento para líderes de empresas familiares.
O ecossistema de experiência por assinatura da GoNext oferece acesso a grupos temáticos para validação e orientação de decisões, viagens de imersão, congressos e oportunidades de escalar redes de contato.
Para se juntar aos seus pares, acesse o link abaixo.