Por que sucessão não é só planejamento patrimonial
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
Ao contrário do que muitos empresários acreditam, a sucessão familiar não é um evento isolado na história da organização. Para conseguir passar o bastão da gestão adiante é preciso encarar a sucessão como um ato contínuo, com foco no futuro e nas renovações necessárias para qualquer negócio que busca longevidade no mercado.
A GoNext já guiou mais de 90 famílias pela transição de gerações e mostra a você os principais desafios e oportunidades para iniciar uma sucessão familiar planejada em 2023.
A primeira etapa para uma sucessão bem-estruturada é avaliar se a estratégia de crescimento da empresa (o planejamento estratégico) está em sintonia com o planejamento familiar.
A comunicação e o diálogo sobre o futuro nos âmbitos da empresa e da família devem ser conduzidos de forma a criar um alinhamento genuíno entre todos os interessados no futuro do negócio.
Para atender ao planejamento estratégico de crescimento da empresa, os gestores precisam conseguir responder a essa pergunta de forma objetiva.
Afinal, o mercado está cada vez mais volátil, e lideranças sem o devido preparo não conseguem manter decisões à altura do desafio dos negócios.
Saber quais competências precisam estar presentes nos cargos de gestão é um caminho inteligente para atender aos interesses da família e do negócio com excelência.
A partir do levantamento das competências essenciais para o futuro da gestão, somos capazes de identificar quais sucessores têm mais afinidade com o cargo que irá assumir.
Por isso mesmo a importância da sucessão familiar ser planejada com antecedência, uma vez que será preciso desenvolver os futuros líderes nas competências-chave da gestão.
Diante das muitas dúvidas que os líderes empresariais têm quanto aos benefícios de um Conselho de Administração bem estruturado, podemos destacar a sucessão.
Depois da avaliação dos sucessores, é papel do Conselho avaliar os resultados e encaminhar as melhores soluções de desenvolvimento dos futuros líderes.
Para garantir líderes preparados, a empresa precisa muito mais do que um bom assessment dos sucessores.
É preciso criar um plano de ação, integrando a nova geração aos desafios do negócio a partir de atividades com resultados mensuráveis, que serão acompanhadas também pelo Conselho de Administração.
Um passo muito negligenciado pelas empresas familiares na sucessão é o devido preparo dos sucedidos.
Os sucedidos precisam estar preparados para os novos papéis que terão na organização, conhecendo seus novos desafios.
Os sucedidos que não recebem uma preparação formal para seus novos papéis (como presidente de Conselho, por exemplo) costumam interferir na performance dos sucessores, gerando desmotivação para a nova geração e afetando os resultados do negócio.
Quais desses desafios está mais presente na sua empresa? E qual oportunidade soa mais difícil de executar no atual momento da família?
Para cada desafio e momento da empresa familiar, a GoNext tem uma solução.
GoNext Fórum debate Liderança, Cultura e Transição nas Empresas Familiares
Plano de Sucessão Familiar: 3 erros na escolha do próximo CEO
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
No último dia 28 de agosto, a Forbes divulgou a 13ª edição de sua lista de bilionários brasileiros, reunindo 300 indivíduos...
A discussão sobre diversidade de gênero no topo das organizações tem avançado, mas os números mais recentes mostram que a equidade...