Por que sucessão não é só planejamento patrimonial
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
Na manhã do dia 5 de maio, a GoNext recebeu o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, para debater com os membros do fórum GoNext CEO o tema “Cenários Político-Econômicos para 2022/2023 – Perspectivas do Agronegócio”.
O evento foi realizado no modelo híbrido, presencial e online, e contou com a participação de CEOs de médias empresas familiares de diversos segmentos de atuação.
Ricken é engenheiro agrônomo por formação e, à frente do Sistema Ocepar, lidera a Fecoopar, Ocepar e Secoop/PR, entidades representantes do movimento Paraná Cooperativo.
No fórum, José Roberto apresentou as oportunidades e desafios do agronegócio no cenário econômico e político atual, além de apresentar o impacto econômico-social do modelo cooperativo que tem trazido resultados expressivos com o movimento Paraná Competitivo.
“Individualmente podemos ser muito pequenos. Mas em conjunto, o setor do agronegócio consegue organizar e fazer a diferença”, apresentou. “Hoje, apesar das projeções de um crescimento da economia em 1,4% para 2023 para o Brasil, precisamos compreender que qualquer crescimento já é um alento”, comentou o palestrante apresentando dados mundiais do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Na pauta do encontro, Ricken apresentou um cenário completo do que esperar para os próximos meses na economia. Confira abaixo um apanhado geral:
Ricken explicou que a maior densidade demográfica dos grandes centros urbanos no mundo e alta demanda por alimentos em regiões não produtivas já vinham acelerando as oportunidades internacionais para o agronegócio brasileiro.
A pandemia, por sua vez, acelerou a demanda pelos alimentos produzidos no Brasil, já que os países que não produzem expressivas contribuições para a alimentação mundial precisaram estocar em meio à crise.
“Em 2050, a gente pode chegar a 9 bilhões de pessoas no mundo. O Brasil precisa se estruturar para mostrar ao mundo que está no lugar certo e na hora certa. E isso não é assunto para o agro, isso é assunto para o Brasil”, argumentou Ricken.
“O Brasil é o país com maior possibilidade de aumento de produção de alimentos. Fora isso, seria a África, mas não tem a infraestrutura necessária”, explicou.
Diante disso, o presidente do Sistema Ocepar apresentou aos membros do GoNext CEO estratégias que vão fazer a diferença para o nosso país nos próximos anos. Confira abaixo:
José Roberto Ricken apresentou o modelo de sociedade cooperativa que tem elevado o IDH em diversos municípios do Paraná com o objetivo de inspirar os CEOs do fórum a compreender como as cooperativas poderão liderar novos avanços econômicos em tempos de retomada.
Aproveite para conhecer os fóruns temáticos para lideranças de empresas familiares do GoNext Fórum participe de momentos exclusivos e debates enriquecedores que desenvolvem melhores líderes e nutrem empresas mais preparadas para o futuro.
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
No último dia 28 de agosto, a Forbes divulgou a 13ª edição de sua lista de bilionários brasileiros, reunindo 300 indivíduos...
A discussão sobre diversidade de gênero no topo das organizações tem avançado, mas os números mais recentes mostram que a equidade...