Segundo o relatório Gartner sobre os desafios da alta gestão, 47% dos CEOs em todo o mundo são pressionados a apresentar estratégias e resultados de progresso digital. As organizações familiares entendem essas pressões, mas encontram um desafio: adaptar a Governança Corporativa e seus Conselhos de Administração à Era dos Dados.
Neste artigo, a GoNext irá descomplicar a Governança Corporativa nesta era da informação, focando, principalmente, no papel fundamental que os conselhos têm nessa jornada.
Um novo contexto, uma nova Governança
O que é essencial para conduzir um negócio ao sucesso e liderar uma empresa familiar mudou muito nos últimos anos.
Vemos mudanças por todos os lados: o protagonismo da tecnologia no dia a dia da população, a transformação do trabalho, as relações entre pessoas e empresas.
As economias mais desenvolvidas (EUA, Reino Unido, Comunidade Europeia e Japão) já conseguiram dar grandes passos legislativos que acompanham essas mudanças, garantindo que as empresas atuem em sintonia com uma sociedade conectada, descentralizada e digital.
O Brasil também deu importantes passos que exigiram mais atenção à Governança Corporativa.
A Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) são duas modernizações essenciais para a relação das empresas com o Compliance, por exemplo.
Essa busca por conformidade legal em sintonia com o contexto socioeconômico é um dos pilares básicos da Governança Corporativa.
Afinal, são as estruturas da Governança que atuam para aprimorar continuamente os controles internos das empresa, incentivando atenção total à conformidade em diferentes âmbitos, tais como:
- regulamentações e legislações aplicáveis;
- políticas internas;
- código de conduta e ética da organização.
As empresas estão mais digitais do que nunca, seja para vender, seja para prospectar, seja para oferecer um relacionamento pós-venda de valor.
Sem dúvida, seu negócio também sentiu a pressão da era da informação. Mas como responder à altura desse desafio?
4 adaptações focadas na Governança Corporativa da era da informação
Não dá para projetarmos o sucesso de um negócio sem considerar a realidade digital em que vivemos. Mas também sabemos que não adianta apenas ter as melhores ferramentas tecnológicas às mãos. É preciso ter responsabilidade e estratégia para prosperar.
Em um mundo digital, a informação se transformou em uma commodity – uma mercadoria produzida, manipulada e distribuída por pessoas e empresas em volume escalável.
As relações tradicionais de bens e serviços já não dão conta deste volume de informações e da complexidade das relações comerciais. Por isso, a Governança Corporativa também precisa se adaptar.
Sente que seu Conselho de Administração está preparado para o momento? Apresentamos abaixo 4 adaptações que podem ser realizadas no seu sistema de Governança.
1. Foque nas oportunidades do digital e não no oportunismo digital
O seu consumidor está on-line e sabe o que quer. Estruture um planejamento estratégico e avalie como a tecnologia pode acelerar o crescimento de acordo com o seu segmento.
Identifique o que faz sentido para o consumidor e invista nas tecnologias específicas para as dores atuais dos clientes.
Apenas “pegar carona” nas tecnologias da moda não é garantia nenhuma de melhores resultados. Pelo contrário, pode ser fonte de prejuízos financeiros e perda de competitividade.
2. Crie fóruns para propor, acompanhar e avaliar os dados do seu negócio
Se o seu Conselho de Administração ainda não propôs a criação de fóruns focados na relação da sua empresa com os dados organizacionais (internos, de vendas, pessoais etc.), o momento de ação é agora.
Os fóruns temáticos são um excelente passo depois de um bom planejamento estratégico.
Nesses fóruns específicos, é possível discutir e a validar as soluções, com a orientação técnica de especialistas para definir e validar as melhores alternativas.
3. Aprimore habilidades e diversidade do Conselho de Administração
Você já reparou que o ciclo dos planejamentos estratégicos está menor, certo? Os prazos para tomar decisões está mais curto e exige maior qualificação do time de conselheiros que atuam na sua empresa.
Por isso, não subestime as oportunidades e ganhos de uma Avaliação de Conselho. É preciso ter certeza de que as pessoas escaladas no seu Conselho de Administração têm as competências necessárias para prosperar na Era dos Dados.
Foque em diversidade de olhares e vivências contrastantes para o Conselho. Seu negócio só tem a ganhar com mais profissionalização e diversidade nas estratégias e decisões.
4. Atualização cultural: Governança é mais do que transparência e Compliance
Muitos conselhos se restringem a olhar para o Sistema de Governança Corporativa apenas pelos vieses básicos de transparência, prestação de contas e conformidade legal.
Mas ela é mais do que isso. Uma boa Governança é responsável por destacar os diferenciais estratégicos de uma organização, inclusive em sua atualização constante diante das demandas sociais e de mercado.
Se o seu Sistema de Governança estiver bem-estruturado, será mais fácil, ágil e eficaz tomar decisões sobre quais tecnologias representarão seu verdadeiro diferencial competitivo no curto, médio e longo prazo.
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