Para transformar negócios familiares em ambientes férteis para os novos modelos de inovação, algumas barreiras culturais precisam ser ultrapassadas.
Este é um dos principais dilemas vividos pela nova geração durante sua chegada nas empresas familiares.
A GoNext apresenta a você as quatro principais barreiras culturais para a inovação quando a segunda ou terceira geração chegam à gestão do negócio.
Depois, apresentaremos caminhos com o objetivo de preparar o terreno para o melhor desempenho da nova geração diante dessas barreiras. Acompanhe.
O que está por trás da resistência à inovação?
No livro “O Elemento Humano” (The Human Element), de autoria dos professores David Schonthal e Loran Nordgren, da Kellogg School of Management da Northwestern University, os especialistas apresentam os quatro principais pontos de atrito para a inovação:
- Inércia: desejo de manter o modo de operar, mesmo diante do diagnóstico de inadequação e obsolescência;
- Esforço: o esforço físico, mental e econômico necessário para fazer a mudança acontecer;
- Emoção: as emoções negativas não intencionais criadas por novas ideias, inovação e mudança, “assustam” e “repelem” alguns fundadores a enxergar oportunidades nos grandes riscos;
- Reatância: sentimento humano comum de aversão das pessoas a serem modificadas pelos outros.
Reconhece alguma dessas barreiras no negócio da família? Aproveite para refletir sobre o que pode ser feito no sentido de abrir espaço à inovação.
Diante destas quatro barreiras, vamos retomar um dos ensinamentos de Peter Drucker sobre planejamento estratégico para ajudar líderes da nova geração a entenderem como transformar o ambiente da empresa familiar.
Você já ouviu a frase: “a cultura come a estratégia no café da manhã?”
Esta frase de Peter Drucker explica como proceder. Afinal, ultrapassar essas barreiras só é possível com uma transformação cultural.
Ou seja, não é a geração dos fundadores ou os atuais gestores que impedem novas ideias e projetos de circularem no negócio. É a cultura da empresa.
A cultura prevalece sobre qualquer planejamento ou novo projeto. Por isso, para criar um ambiente de inovação, é preciso trabalhar a cultura, começando pela alta gestão.
Com isso em mente, as melhores saídas podem ser encontradas com algumas estratégias com foco cultural:
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Busque referências no mercado
Empreendedores inovadores tendem a querer sempre falar do novo, mas embasar sua ideia ou projeto com algum exemplo do mercado que deu certo e trouxe resultados mensuráveis é uma excelente forma de tornar sua ideia mais familiar e direcionada a resultados;
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Aprenda a criar roteiros de implementação
O risco de apresentar uma ideia vaga, sem uma proposta, é ver o seu trabalho ser descartado na primeira barreira de resistência. Com um roteiro, sua ideia ganha executabilidade;
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Aprenda sobre os diversos modelos de inovação
Inovação, por si só, é um termo vago para os negócios. Existem diferentes modelos e você ganha mais confiança para projetar a sua versão quando os conhece a fundo;
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Mantenha-se em aprendizado constante
Parte importante de projetos de inovação bem-sucedidos é a capacidade de seus líderes de identificarem oportunidades ao longo do caminho. Quanto melhor o seu repertório sobre os níveis estratégicos, táticos e operacionais do negócio, maiores serão as chances de criar uma transformação cultural efetiva.
A GoNext ampara empresas familiares há mais de 10 anos no mercado, com soluções de Governança, Sucessão e desenvolvimento de líderes.
Desta expertise, nasceu o fórum GoNext Herdeiros & Sucessores, com uma trilha exclusiva de atividades e experiências de aprendizado corporativo e networking com foco nos principais desafios da nova geração nas empresas familiares.
Conheça no link abaixo:
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