A atuação do Conselho é decisória para o cumprimento do direcionamento estratégico das empresas
O Fórum CEOs, realizado pela GoNext, em maio, recebeu Fernando Xavier Ferreira, Presidente dos Conselhos de Administração da Fomento Paraná, Compagas e Ouro Verde Logística para apresentar o tema: O caminho para o Conselho. Melhor momento para buscar essa opção.
Durante o Fórum, Fernando Ferreira relatou sua experiência nos Conselhos em que atuou, apontando que em sua trajetória pôde comprovar como uma governança eficiente torna uma empresa grande vencedora, bem como uma gestão eficaz e trabalho consistente consolidam a empresa.
Segundo Ferreira, o princípio do Conselho é ser um colegiado em que a opinião de todos é considerada, até mesmo daquele que diverge. No caso do Conselho da Empresa Familiar, pondera que este exige uma relação de confiança entre os vários membros, o que exige que a qualificação e escolha do conselheiro se dê em um viés mais pessoal.
Ao mesmo tempo em que o Conselho decide o que é melhor para a empresa no cenário em que se encontra, deve-se sempre estar olhando para o futuro. “A velocidade com que a tecnologia muda influencia constantemente o negócio, portanto, o Conselho precisa estar atualizado para acompanhar essa evolução”, completa.
Além disso, Ferreira destacou que as sistemáticas das empresas são muito diferenciadas, exemplificando como as empresas norte-americanas têm, há muito tempo, uma rigidez com relação aos processos e ao papel dos executivos. Portanto, não existe uma estrutura única de Conselhos, exigindo que cada empresa estabeleça seu formato.