Funções e posições com mais de um herdeiro
A sucessão na empresa familiar já traz consigo algumas adversidades. Mas o que fazer quando uma dessas adversidades é, justamente, as funções e posições com mais de um herdeiro?
Neste artigo, a GoNext Governança & Sucessão te apresenta dois caminhos dentro das boas práticas de governança para definir funções e posições na sucessão em empresas com mais de um herdeiro.
Os desgastes da sucessão durante uma disputa pelo cargo de gestão podem desestruturar seus resultados empresariais e dificultar ainda mais uma relação saudável no âmbito pessoal. Vamos aos dois caminhos, que não são excludentes e podem se complementar:
Conselho de Herdeiros
Para dar tangibilidade a cada etapa dessa transição e preparar os sucessores de forma holística (no sistema de governança, na preparação técnica do cargo de cada um vai assumir e em outras áreas como conduta ética), a Governança Corporativa prevê uma ferramenta robusta: o Conselho de Herdeiros.
Para Gilson Faust, consultor sênior da GoNext, o órgão deve ser implementado quando os sucessores estiverem aptos a compreender os contextos organizacionais.
“O conselho irá desenvolver as habilidades necessárias para que quando os mesmos forem os titulares dos negócios e patrimônio, exerçam adequadamente os papéis e responsabilidades de sócios ou sócios e executivos, compreendendo como o Sistema de Governança Corporativa auxiliará na perenidade dos negócios”, orienta Faust.
Assim, algumas vantagens práticas em adotar um Conselho de Herdeiros e Sucessores para empresas familiares com mais de um herdeiro na fila da gestão são:
- preparação no curto e longo prazo dos sucessores
- vivência prática nos desafios da organização
- mensuração das qualidades técnicas que vão direcionar cargos e funções de cada sucessor
- processos mais claros e objetivos para que sucessores e sucedidos entendam, cada um, seu papel
Presidência Rotativa
Outra estratégia é a Presidência Rotativa, orientada pela GoNext como estratégia de Governança quando há disputa de herdeiros pela posição máxima no comando.
Seja na Direção Geral seja na Presidência, o objetivo é sempre garantir que a pessoa escolhida precisa apresentar, de forma inequívoca, a competência para o cargo.
Mas e se mais de um herdeiro mostrou ter o perfil técnico para a posição? Em caso de dúvidas, a Presidência Rotativa é uma boa ferramenta, desde que apresente critérios claros e previamente definidos.
Essa troca pode sim causar desconforto na alta gestão, por isso, essa rotatividade deverá acontecer apenas na ocasião de baixa performance ou em situação extraordinária.
Importante que o rodízio se atenha aos cargos gerenciais, e apenas raramente na Presidência do Conselho.
Mas quando o assunto é Sucessão, no entanto, não existem fórmulas únicas para o sucesso.
Independentemente de qual seja o caso do seu negócio, é fundamental que haja um planejamento estratégico para a devida avaliação das competências necessárias dos potenciais sucessores.
Assim, sua empresa familiar irá garantir critérios técnicos e coerentes com os objetivos de negócio estejam na linha de frente da definição de funções e posições em negócios com mais de um herdeiro.
Para mitigar os efeitos da passagem de bastão, entenda como a GoNext conduz um processo sucessório profissional e com metodologia científica testada em mais de 180 empresas familiares.
Leia Mais:
A importância do Conselho de Herdeiros para evitar problemas de sucessão em empresas familiares