GoNext Fórum apresenta como Governança e Inovação caminham lado a lado

01/07/2022 - Por: Redação GoNext
GoNext Fórum apresenta como Governança e Inovação caminham lado a lado

O GoNext Conference realizado na manhã do dia 28 de junho reuniu membros dos GoNext Fórum (Presidentes de Conselhos, CEOs e Herdeiros & Sucessores) para desvendar, juntos com especialista, como motivar, desenvolver e conduzir culturas de inovação nas empresas familiares.

 

Governança e Inovação

“Cultura do Crescimento Exponencial”, por Márcio Pacheco

O primeiro palestrante foi Márcio Pacheco, CEO na PhoneTrack.

 

Com a palestra “Cultura do Crescimento Exponencial”, Pacheco apresentou como empresas bem-sucedidas no mercado se tornaram referência em inovação por meio de uma cultura aberta a testes, experiências e validações.

 

A ideia é levar a seguinte pergunta para dentro do seu negócio: “Podemos correr riscos e ser vulneráveis nessa equipe sem nos sentirmos inseguros ou envergonhados?”

 

“Isso é segurança psicológica. A principal característica de uma empresa inovadora é uma mentalidade diferente, capaz de construir um ambiente onde pessoas se sintam confortáveis para criar coisas novas”, orientou.

 

O foco da cultura organizacional é aliar segurança psicológica à alta performance. “Isso permite que as ideias de inovação fluam a partir da cultura. Assim, as empresas começam a apanhar menos das transformações que precisam acontecer hoje.”

 

No caso das empresas tradicionais que querem viver uma cultura de inovação, Pacheco apresentou caminhos práticos para aprender a se relacionar com as startups que já estão transformando o mercado. Parcerias comerciais, base de fornecedores e até M&A (Fusões e Aquisições), foram alguns exemplos.

 

Inspiração e controle do processo de inovação

Acompanhando os ensinamentos de Márcio, Jacson Fressatto apresentou a palestra “Motivação para Inovar: o irreversível”.

 

Presidente do Instituto Laura Fressato, Jacson provocou os participantes: “Se você precisa inovar agora, você está atrasado. Inovação é resultado de algo que já começou.”

 

Em 2010, focado nos estudos de Data Analytics e Machine Learning, Jacson transformou um trauma pessoal em seu propósito de vida, criando o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo.

Governança e Inovação

Jacson Fressatto apresentou “Motivação para Inovar: o irreversível”

“Meu propósito foi hackear o sistema de saúde, conectando o paciente certo nas mãos do especialista certo. Não se pode digitalizar o cuidado, mas se pode empoderar os médicos a tomar decisões que salvam vidas.”

 

Hoje, o robô Laura já realizou mais de 12 milhões de atendimentos e já ajudou a salvar mais de 60 mil pessoas, acelerando em 10 horas a tomada de decisão médica.

 

Para o sucesso da inovação, Jacson destacou a importância da Governança Corporativa.

 

“A Governança está conectada ao sucesso. Porque perder o domínio da máquina é deixar ela sair da curva”, explicou. Portanto, para se manter no controle do valor que a empresa entrega, é preciso ter um gestão competente e treinada para os desafios reais do negócio.

 

Nutrindo um ecossistema de inovação 

A terceira palestra do dia foi apresentada por Cris Alessi, Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação Publicitária, com o tema “Ecossistema – Inovação, Cultura e Talentos”.

 

Segundo Cris, a maior lição sobre as possibilidades de um ecossistema de inovação não tem a ver com começar do zero, mas a escutar, observar e acolher o entorno.

Governança e Inovação

Cris Alessi apresenta “Ecossistema – Inovação, Cultura e Talentos”

“O ecossistema de inovação não se cria. Ele está posto em uma comunidade. Ninguém faz a transformação sozinho, ninguém faz inovação sozinho”, provocou.

 

É exatamente por essa natureza coletiva que a inovação sempre está diretamente conectada às demandas sociais, explicou. “O crescimento econômico está totalmente intrínseco ao desenvolvimento social e cultural. Se não trouxermos todos para o mesmo barco, não teremos os talentos preparados para negócios mais tecnológicos e inovadores como nós precisamos.”

 

Dessa forma, a sigla ESG (Eixos empresariais focados em indicadores Ambientais, Sociais e de Governança) se conecta fortemente com o potencial inovador.

 

“Isso não é uma novidade de agora, é uma exigência do mercado há anos. É preciso inteligência para saber se conectar a essas demandas, mas também Governança atuante e forte para manter uma cultura inovadora, para que tudo o que foi construído tenha vida longa”, orientou.

 

Para apresentar caminhos de ação, Cris apontou a diversidade como passo central de um ecossistema de inovação pautado pela Governança. E para incentivar o primeiro passo, a especialista provocou: “O pior inimigo do sucesso é o sucesso. Os próximos passos têm que nos colocar fora da nossa zona de conforto.”

 

Em um formato dinâmico, o GoNext Fórum abriu espaço para gerar conexões valiosas e interações que amparam os membros dos nossos fóruns a colocar ideias inovadoras em prática e transformar, assim, o futuro das empresas familiares no mercado.

 

Ademar Cardoso, Diretor de Novos Negócios, celebrou o sucesso do evento e o engajamento dos participantes em mais uma atividade coletiva proposta aos líderes empresariais dos negócios que compõem nosso ecossistema.

 

“A GoNext gera a todos os membros dos fóruns e clientes de consultoria a oportunidade de debater temas relevantes no dia a dia das empresas. Nosso objetivo é promover contatos valiosos, que permitam a geração de novos negócios, insights e parcerias”, comentou.

 

Por: Redação GoNext

VEJA TAMBEM

Bate-papo e entrevistas sobre o universo da Governança e Sucessão

Ouça nas principais plataformas:
PODCAST

Confira nosso CANAL

Video
Video
Video

Assine nossa NEWSLETTER

Informação com critério para você.