Comportamento de Consumo Pós-Pandemia

25/06/2021 - Por: Redação GoNext
Comportamento de Consumo Pós-Pandemia

O GoNext Presidentes de Conselhos convidou Célio Martinez (@celiomartinez), diretor de Marketing Corporativo, Comunicação e Inteligência Competitiva da Gouvêa Ecosystem, para o encontro online “Comportamento de Consumo Pós-Pandemia”, na última quinta-feira, 24.

 

Célio acompanhou transformações de mercado atuando em campo, realizando projetos de marketing nos últimos 26 anos em multinacionais, coordenando estratégias de marcas e expansão de mercados. 

O executivo também é CEO da Mercado & Consumo e tem em sua trajetória a gestão na JCN Sistemas, na Atacadista Roldão e na Lowcost.⠀

“Não é mais o consumidor de amanhã. É de agora! É preciso engajar seu consumidor com ideias. Práticas simples que se tornam grandiosas. Entreter o seu consumidor, gerar valor e tratar seu cliente no ‘olho no olho’, conhecendo o nome, os hábitos, trazendo informação como suporte pro dia a dia”, apresentou Célio.

 

Consumo Pós-Pandemia

O empreendedor e especialista apresentou o conceito de Positive Consumer, o consumidor regido por características de compra, consumo e de relacionamento específicas. Os negócios precisam entender, a fundo, esses traços de comportamento:

 

  • Jornada de compra não linear 
  • Consumidor engajado com ideia e propósitos relevantes
  • Hiperconectado, focado em experiências, compartilhador 
  • Opinativo, passional, imediatista e reativo

 

Há espaço para otimismo?

“Otimismo tem tudo a ver com consumo. Envolve sentimento, em espelhar nossos valores”, provocou Célio Martinez ao apresentar dados que mostram que o pessimismo é um vício do mercado. Há dados que apontam para um futuro melhor.

 

Em uma pesquisa realizada pela Gouvêa Ecosystem, mostra que 55% dos consumidores brasileiros acreditam que sua vida será muito melhor no futuro de 5 a 10 anos. O Brasil já é o 4º país mais otimista da América Latina em relação ao futuro, tanto na melhora da qualidade de vida quanto na estabilidade financeira.

 

“Conheço pessoas que se reinventaram aos 60, aos 80 anos. Porque têm experiência e a capacidade de se repensar no seu dia a dia. O pessimismo não é tão representativo em nossos negócios”, apresentou.

 

Célio mostrou dados em relação à expectativa de aumento de renda pessoal. E o mais alto otimismo está na Geração Z (18 a 24 anos), com 32% apontando para uma expectativa de aumentar muito a renda pessoal nos próximos 5 ou 10 anos.

 

E como Martinez apontou: isso não traz implicações só para o futuro, mas para o agora.

 

Um estudo recente produzido pela BCG descobriu que, desde o início da pandemia da Covid-19, 33% dos consumidores da Geração Z  e dos Millennials (25 a 39) aumentaram seus gastos online em 6%.

 

A Megaconveniência

Ao apresentar e analisar as estruturas mentais que irão dominar o comportamento de compra e consumo, Célio aponta para a importância de olhar para a conexão de valores do consumidor.

 

“A reflexão que trago para as empresas é olhar as questões sociais e conseguir transpor o lucro que vem do consumo de forma consistente no dia a dia e movimentar propósito”, disse.

 

Mas o propósito não é o único fator-chave para atender seu público. É preciso pensar no mundo dele e que diferença você pode trazer. “Em um mundo multitarefa, digital e imediatista, a conveniência é a principal demanda”, explicou.

 

Programas de assinatura, serviços compartilhados, streaming, aluguel de carros, carona compartilhada. As demandas de consumo estão apresentando como está o dia a dia do consumidor: ele quer conveniência, sem se sentir deslocado do todo.

 

Célio apresentou os detalhes de três cases, mostrando como o desafio do varejo passa pela reinvenção da experiência do consumidor. 

 

GoNext Presidentes de Conselhos

Segundo a Korn Ferry, a remuneração de presidentes de conselhos de administração aumentou em 33% no Brasil em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Presidentes precisam fazer jus a sua relevância estratégica dentro dos negócios, ampliando conhecimento, repertório e visão de mercado para tendências e demandas.

 

O GoNext Presidentes de Conselhos tem essa missão: reunir presidentes de diversas empresas para debater o futuro dos negócios, com formação de qualidade e networking de alto padrão. Tudo pela melhor performance dos conselhos.

Por: Redação GoNext

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