Um vírus microscópico surgiu de repente. Se espalhou tão rápido quanto as infindáveis notícias sobre ele. Seu nome já é conhecido. Sua forma de contágio e suas consequências para a saúde também. A cura ainda é uma incógnita, assim como o futuro que espera a humanidade. Em meio ao caos, o cenário econômico e social se transforma de minuto em minuto. Entretanto, mesmo com a pandemia da COVID-19, é possível encontrar oportunidades e se reinventar. “No mundo corporativo, é primordial encontrar novos caminhos. Agora é a hora de aplicar todo conhecimento e utilizar toda expertise na busca de soluções inovadoras para superar os desafios que estão surgindo”, destaca Eduardo J. Valério, fundador e presidente da GoNext Governança & Sucessão.
A GoNext, especialista em governança corporativa e sucessão empresarial, ao dar suporte aos seus clientes com o surgimento da crise global desencadeada pelo novo coronavírus, percebeu a necessidade de criar novas estratégias para lidar com este momento, adaptando-se ao contexto de isolamento social. Para suprir as necessidades das empresas, a GoNext desenvolveu um novo formato para os fóruns que já realizava mensalmente com CEOs e presidentes de conselhos. Os encontros, que eram mensais, passaram a ser semanais, inclusive com edições extraordinárias quando oportuno. Antes, as reuniões eram presenciais. Agora, são realizadas por videoconferência.
Especialistas em Direito Empresarial, Finanças, Gestão e diversas outras áreas de interesse trazem as perspectivas do mercado durante a pandemia, com apresentação de fatos, tendências e análises importantes. “A ideia foi aproximar nossos clientes, compartilhar experiências e disseminar informações relevantes para que estes líderes possam tomar decisões assertivas levando em consideração o cenário econômico, as relações trabalhistas e sociais e as políticas públicas definidas pelo governo”, afirma Ademar Cardoso, diretor executivo da GoNext e mediador dos fóruns.
Os participantes, além de acompanhar as apresentações e debates, podem expor opiniões, esclarecer dúvidas e recebem orientações de acordo com a particularidade da sua empresa. Após cada fórum, todo o conteúdo é disponibilizado em uma página na internet, desenvolvida especialmente para o enfrentamento da crise da COVID-19. No espaço virtual, ainda é possível acompanhar as principais notícias que afetam o universo empresarial e que podem ser úteis na definição de estratégias. “O cenário muda diariamente, e estar bem informado é a melhor forma de se preparar para encarar de forma assertiva e eficiente todos os impactos causados pela pandemia, sem perder o foco nem desperdiçar energia”, acredita Valério.
Além dos fóruns, a GoNext desenvolveu uma programação especial para os clientes de consultoria. Os consultores estão trabalhando semanalmente dentro dos conselhos e dos comitês de crise, avaliando alternativas e ações, divulgando informações e dando todo suporte necessário para que as empresas consigam enfrentar a crise. “Nós já éramos muito próximos dos clientes e agora estamos ainda mais perto. A GoNext muda para ser muito mais ativa do que já era”, ressalta o fundador.
Mais do que estar perto, a GoNext se superou e conseguiu identificar as “dores” e as necessidades de cada cliente, além de oferecer um atendimento personalizado e efetivo. Os resultados vão além da satisfação profissional. “Nossa visão é a longo prazo. Assim como orientamos nossos clientes a profissionalizarem seus negócios, estamos dando todo o suporte para que as empresas sobrevivam aos tempos de crise, assegurando sua perenidade e sustentabilidade. E ainda colocamos em prática os princípios da governança corporativa, tão fundamentais na nossa história e na trajetória das organizações que acompanhamos”, finaliza Ademar.