BLOG GONEXT

Governança Corporativa como ferramenta para o crescimento da empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

A Governança Corporativa bem desenvolvida e adequadamente implantada no processo de gestão de uma empresa, torna-se uma potente e eficaz ferramenta para impulsionar o desenvolvimento e longevidade empresarial, na medida em que harmoniza e normatiza o funcionamento dos principais pilares que sustentam a dinâmica do sistema empresarial, notadamente aqueles que dizem respeito aos subsistemas da gestão, do patrimônio e o familiar.

O adequado funcionamento de um sistema de Governança Corporativa, impõe-se nos dias atuais para que, em função da dinâmica positiva que ela cria em todo o ambiente empresarial, transforme-se em um antídoto para enfrentar os desafios das organizações. Desafios estes que aumentam numa velocidade exponencial nos últimos anos, impulsionados por velozes e incontroláveis mecanismos de comunicação, transformações do mercado, avanço tecnológico, comércio eletrônico e um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras. Esses fatos fazem com que as empresas e seus lidera, sejamos forçados a acompanhar com toda atenção, além dos desafios internos, também os dos demais países que disputam acirradamente o mercado mundial de comércio.

Quando implantar o processo de Governança?

O momento mais adequado para iniciar a estruturação do sistema de Governança, é desde o início da sua existência, pois ela constrói as bases sólidas de sustentação de toda a operação, sendo recomendada para qualquer tamanho de empresa. No entanto, num momento de início de um novo ciclo econômico, viabilizar e operacionalizar um eficaz sistema de Governança Corporativa, pode ser um diferencial muito importante para qualquer empreendimento.

Governança corporativa e a retomada da economia

Foi certamente dentro dessa perspectiva, que muitas empresas se dedicaram para viabilizar a Governança Corporativa, aproveitando o momento de baixa atividade econômica para olhar seus desafios internos como uma das ações necessárias de preparação para aproveitar os benefícios de um novo ciclo econômico e, assim, desfrutar os resultados de um processo de Governança bem executado.

A crise é uma oportunidade de repensar, quebrar paradigmas, enfim, fazer algo diferente. implantar, redefinir, aprimorar a Governança, é um dos aspectos indispensáveis para entrar nessa espiritual de oportunidades.

Segundo dados divulgados pela revista Melhores e Maiores, as 500 maiores empresas brasileiras faturaram 810 bilhões de dólares em 2018, quase 9% mais do que no ano anterior. Na maioria dos casos, o aumento dos lucros estão ligados a medidas que foram tomadas de forma preventiva, ou seja, fruto de uma Governança Corporativa bem concebida e estruturada.

A Governança Corporativa deve ser encarada pelas empresas como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentado de todos os negócios, especialmente no momento em que se vislumbra o início ou término de ciclos econômicos, situação em que o Brasil se encontra atualmente.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×