BLOG GONEXT

Governança corporativa em Startups e Fintechs familiares

governança corporativa em fintechs e startups

Startups e Fintechs fazem muito pela atualização do mercado, criando novas dinâmicas de consumo, novos conhecimentos de atuação mercadológica e gerando inovação como vantagem competitiva. Na trajetória da ideação do negócio até o possível lugar de “unicórnio” nacional, a Governança Corporativa em Startups e Fintechs familiares é instrumento vital para um caminhar seguro e estratégico.

 

É muito comum que Startups e Fintechs nasçam de arranjos familiares. Geralmente, com uma proposta inovadora, esses empresários buscam sociedades em seus núcleos mais próximos, principalmente pelo viés de alto risco desses empreendimentos.

 

As sociedades familiares são estruturas que trazem grandes vantagens, principalmente no que diz respeito à confiança mútua. As tratativas de um ambiente corporativo que tem foco em resultados, no entanto, pedem alguns cuidados para que a conexão emocional dessas relações não sobrecarregue as decisões de negócio, direcionando-as para lugares que não favorecem o desenvolvimento do negócio.

 

Para evitar esse caminho, prevenir-se é a melhor estratégia. Neste cenário, a Governança Corporativa é o instrumento organizacional que vai assegurar decisões de negócio focadas, de fato, no futuro sustentável da startup ou fintech.

 

Conduta interna planejada, performance alavancada

Os agentes tomadores de decisão de uma empresa, seja ela uma startup, fintech, ou outro modelo de negócio, precisam ter coesão e transparência em suas ações. Na prática, conquistar esse equilíbrio interno é muito mais desafiador do que parece.

 

Para contornar essa situação, a Governança Corporativa é responsável por criar parâmetros de conduta e de avaliação de resultados, guiando atuações que estejam focadas na lisura, transparência e comprometimento de todos os agentes envolvidos.

 

O fato é que um desenvolvimento organizacional pautado por transparência, equidade, prestação de contas e conformidade vai resultar em qualidade de performance.

 

Independentemente de quais sejam os seus objetivos de negócio a curto, médio e longo prazo, ao adotar um projeto completo de Governança Corporativa será possível detectar todos os pontos de potenciais fragilidades e conflitos na gestão.

 

Por isso, é importante lembrar do caráter preventivo da governança, uma vez que ela dá instrumentos práticos para identificar esses pontos antes que eles se transformem em um dano à gestão empresarial das startups ou das fintechs familiares.

 

Governança desde o dia 1

Duas informações são fundamentais para que se compreenda a importância da profissionalização da governança corporativa em Startups e Fintechs familiares. São elas:

 

  • Não existe fórmula pronta para um projeto de Governança Corporativa: sua startup ou fintech nasceu para romper com o óbvio, e a implantação do modelo de governança deve ser feito sob medida para a realidade e projeções da sua empresa;

 

  • Governança é relevante desde o primeiro dia, não só na sucessão: muitos empresários partem da falsa ideia de que a governança está diretamente ligada à sucessão. Para escalar de forma saudável, a governança é prioridade desde o nascimento da sua empresa.

 

Mais investimentos

Crescer e se destacar exige, necessariamente, a atração de parceiros e investimentos. E neste momento histórico, a responsabilidade e a lisura das empresas nunca estiveram tanto na linha de frente do sucesso comercial.

 

Seja para os entes públicos e reguladores, seja para os consumidores, ter uma startup ou fintech familiar idônea e atuante no que diz respeito a compliance nunca foi tão importante.

 

A expansão de operações e a atração de investimentos não são diferentes. Quanto mais engajada em uma governança de alto padrão, um maior número de investidores qualificados será atraído.

 

Esse é um reflexo do que chamamos de “capitalismo consciente”, que vem ganhando cada vez mais expressão na performance de mercado de startups e fintechs familiares. 

 

Neste caminho, a sustentabilidade, as contrapartidas sociais e a Governança Corporativa são os fatores determinantes para o sucesso na atração de investimentos.

 

Sua startup ou fintech tem uma missão que merece longevidade. A GoNext Governança e Sucessão oferece metodologia exclusiva e inovadora, desenvolvendo e implantando projetos de Governança Corporativa completos.

Crescimento ágil e performance eficiente passam pela Governança Corporativa. Estamos à disposição para auxiliar seu negócio nessa jornada. Entre em contato.