As elevadas taxas de juros de 2022 e 2023 ampliam o desafio das empresas familiares no mercado de crédito brasileiro.
O acesso ao crédito é fundamental para o desenvolvimento de médias empresas. No entanto, com a atividade econômica desacelerada e taxas de juros elevadas, vemos a confiança dos empresários diminuir em relação à captação de recursos.
Para contextualizar:
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do FGV IBRE, caiu para 88,6 pontos em janeiro, o menor nível desde março de 2021 (85,9 pts.).
O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) recuou para 90,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) recuou 1,9 ponto, também o menor nível desde março de 2021 (85,2 pts.).
Neste cenário, cabe aos empresários buscar formas de consolidar a ampliação de acesso a recursos financeiros e não financeiros de forma diversificada.
A Governança Corporativa é uma ferramenta poderosa para acelerar e facilitar o seu acesso ao crédito. Confira como:
Um novo olhar para seu potencial de risco
Companhias de concessão de crédito aprovam seu acesso ao financiamento ou empréstimo conforme a imagem e o histórico de riscos da empresa.
Se a empresa demonstrar, de forma profissional, um alto nível de transparência, responsabilidade corporativa, prestação de contas e quadro societário seguro, maiores são as chances de disputar as melhores condições de crédito do mercado.
Conceder estrutura e ferramentas para todos esses pontos é o papel da Governança Corporativa.
Portanto, se seu negócio precisa estar preparado para os juros mais competitivos do mercado, é hora de priorizar um sistema personalizado de Governança Corporativa. Entenda:
Como a Governança auxilia na aprovação de análise de crédito?
É papel das companhias de concessão de créditos analisar o nível de risco das empresas para evitar assimetrias entre o valor concedido e a capacidade de pagamento dos negócios.
Ou seja, parte importante do processo para criar um negócio competitivo na captação de recursos é adotar padrões elevados de integridade na conduta e nas informações fiscais, tributárias ou financeiras.
As boas práticas de Governança preveem a implementação de todas as ferramentas organizacionais para proteger a empresa de riscos internos e externos, estabelecendo padrões claros e rigorosos de prestação de contas e critérios mensuráveis de responsabilidade corporativa.
Assim, diante de dados consolidados de forma profissional e objetiva, com uma leitura clara do nível de risco do seu negócio, o acesso do seu negócio a crédito será otimizado e qualificado.
Os consultores de Governança Corporativa da GoNext possuem experiência sênior na implementação de projetos personalizados em mais de 180 médias empresas familiares, no Brasil e nos Estados Unidos.
Para vivenciar todos os benefícios de empreender com o melhor da Governança, conte com as nossas soluções.
LEIA MAIS DA GONEXT
O desafio do compliance nas empresas familiares para 2023
4 adaptações urgentes para a Governança Corporativa na Era da Informação