À frente das Farmácias Trajano, a empresária Ana Claudia Vitorassi escreve uma história de sucesso a partir de uma governança corporativa e sucessão bem estruturadas, mostrando como a liderança feminina está transformando o mercado farmacêutico. Ana Claudia Vitorassi faz parte dos 3% de mulheres em cargos de liderança no Brasil (dado da Bain & Company, em parceria com o Linkedin).
Conheça o case de sucesso que criou um novo padrão de farmácia no Brasil
As Farmácias Trajano são a primeira rede de farmácias do Paraná, criada há 85 anos em Guarapuava. Pioneira desde sua concepção, a empresa foi a primeira rede com funcionamento 24 horas e delivery.
O resultado foi uma poderosa expansão por todo o estado do Paraná. Hoje, Ana Claudia administra 23 lojas, laboratório de manipulação e 400 funcionários.
A importância da sucessão nesta trajetória
Ana Claudia assumiu a gestão geral da Trajano em setembro de 2019, inicialmente para acomodação de questões societárias.
“Cá estou até o momento (risos). Penso que cheguei aqui pelos aprendizados do caminho profissional que trilhei na Trajano, mas sobretudo por acreditar incondicionalmente na empresa”, conta Ana Cláudia, que ressalta a importância do processo de sucessão bem estruturado.
“A GoNext acompanhou todo o processo de sucessão e realizou a estruturação do conselho de gestão, o que é essencial para sabermos onde estamos e onde queremos chegar, com planejamento, foco e ação”, destaca a empresária, que é da terceira geração da família fundadora das Farmácias Trajano.
Aumentando a Diversidade na Liderança
Segundo a pesquisa da Bain & Company, em parceria com o Linkedin, de 2013 pra cá, houve um aumento de 10 pontos percentuais no número de mulheres que enxergam comprometimento da liderança com a promoção da diversidade.
“E isso é bastante coisa”, diz Gilson Faust, consultor sênior e diretor da GoNext Governança e Sucessão, responsável pela consultoria empresarial das Farmácias Trajano.
Contribuições das Mulheres no Mercado Farmacêutico
Ana Claudia conta que “mesmo o mercado farmacêutico ainda sendo muito masculino, temos muitas mulheres em destaque. Eu entendo que a mulher não precisa ser mais, nem menos que o homem. Ou seja, ninguém precisa ser menos para que o outro seja mais. Temos que criar uma consciência de parceria.”
Ela acredita que neste segmento, assim como em outros, as mulheres têm muito a contribuir. “Mulheres têm força de espírito, normalmente são muito dedicadas e já habituadas a resolver muitas coisas ao mesmo tempo.
Espaço das mulheres no mercado
O mundo evoluiu, e devemos muito às nossas bisavós, avós e mães, que conquistaram e defenderam seus direitos, seus espaços e suas vontades, com muita luta e sou grata a todas essas mulheres corajosas e maravilhosas que abriram os caminhos para todas nós”, pontua.
Crescimento da Liderança Feminina
Para Gilson Faust, as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço nos conselhos e em posições estratégicas dentro das corporações. “Existe atualmente no mercado um movimento crescente de mulheres ocupando cargos em conselhos de administração ou atuando como CEO de organizações.
E existe muito espaço para a liderança feminina, pois as empresas desejam que as competências femininas agreguem cada vez mais aos negócios”, opina Faust.
Ana Claudia concorda. Ela acredita que as mulheres têm muita facilidade para trabalhar em parceria, inclusive quando ocupam cargos de liderança.
Desafios da mulher na gestão empresarial
A empresária crê que os desafios para uma gestora mulher ou um gestor homem são muito parecidos, principalmente em um país como o Brasil, onde empreender é um desafio diário.
Ana Claudia Vitorassi
“Penso que ser mulher faz sim a diferença, exatamente porque temos essa capacidade de ter resiliência e acreditar que podemos virar qualquer jogo. Somos muito intuitivas e acreditamos nas nossas intuições. Essa característica, e outras, são típicas da alma feminina”, defende.
Para ela, o que é imprescindível para uma mulher alcançar o sucesso é ter um propósito bem definido, saber onde quer chegar e sobretudo nunca deixar de lado qualquer de suas convicções.
“Penso que temos sempre que buscar o equilíbrio para ter sucesso, prosperidade, sem esquecer de onde começamos. O sucesso, para mim, é construir, evoluir, e contribuir de alguma forma para a evolução das pessoas através da empresa. Assim a prosperidade e o sucesso serão uma consequência”, assegura Ana Claudia.
História da Farmácia Trajano
É com esta visão e bagagem que Ana Claudia escreve, desde 2019, uma história única para as Farmácias Trajano, levando adiante um legado que teve início em 1937.
Naquele ano, o casal Judith Bastos de Oliveira e Amarílio Rezende de Oliveira iniciou a trajetória da empresa dando-lhe o nome de Trajano em homenagem ao pai e sogro Trajano de Paula Bastos, proprietário fundador, em 1907, da casa comercial altamente conceituada na cidade de Guarapuava.
Expansão e Inovação para Governança
Na década de 70, a filha mais nova do casal, Laura Terezinha Bastos de Oliveira, assumiu o comando da empresa.
Na década de 80, quando só existiam duas unidades, Laura Terezinha, em entrevista a um jornal da época, respondeu que seu maior sonho como empresária era sempre investir no empreendimento para transformar aquela pequena empresa em uma rede de farmácias que atendesse às necessidades de mercado, com inovação, qualidade e confiança.
Dotada de forte espírito empreendedor e ideias inovadoras, dona Terezinha, como se tornou conhecida, iniciou o processo de expansão da empresa.
Foi a primeira farmácia com atendimento 24 horas em Guarapuava e a oferecer serviços de entregas em domicílio, laboratório de manipulação de fórmulas e comercialização de medicamentos genéricos.
Continuidade e Excelência
Infelizmente, em 2014, dona Tereza faleceu e a empresa prossegue com seus filhos Luiz Manoel, Ana Claudia e Paulo Sérgio.
As Farmácias Trajano fazem parte dos 90% de empresas constituídas no Brasil com perfil familiar, onde pais, filhos e uma grande equipe de pessoas competentes trabalham juntos e estão preocupados sempre com o bom atendimento de seus clientes, sem deixar de lado os produtos de qualidade e preços acessíveis.
A importância da consultoria em governança
Para que a rede de farmácias seguisse estruturada e crescente ao longo dos anos, a organização dos seus processos internos foi primordial. A gestão da complexidade que acompanha o crescimento exige a consultoria em governança para a transparência da gestão e resolução de possíveis problemas.
“Com a implantação da governança corporativa é possível preservar o valor econômico da empresa em longo prazo, como também descentralizar a gestão, facilitar o acesso de recursos externos, ter mais agilidade e transparência nos processos internos e reduzir riscos e falhas, assim como fraudes”, explica Gilson Faust.
[CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS ESTRATÉGICOS DA CONSULTORIA GONEXT]