Metas ESG: debate com especialista do iFood

09/12/2021 - Por: Redação GoNext
Metas ESG: debate com especialista do iFood

Metas ESG

O fórum GoNext Herdeiros & Sucessores, realizado on-line, pelo Zoom, na quinta-feira, 8, apresentou a experiência do iFood em relação às metas ESG e processos empresariais com foco em Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar.

 

A GoNext convidou André Borges, Head de Sustentabilidade do iFood, para conversar diretamente com as novas gerações das médias empresas familiares brasileiras, para conhecerem por dentro das decisões de gestão como se alcança impacto socioambiental no mercado de forma efetiva.

 

Segundo o Instituto FSB de Pesquisa, apesar de 79% dos negócios afirmarem que questões sociais relevantes estão presentes na estratégia da empresa, apenas 22% realizam gestão e acompanhamento das metas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) relevantes.

 

O iFood é uma das exceções em território nacional e com impacto global:

  • Meta para 25 mil pessoas impactadas com o programa Meu Primeiro Emprego Tech
  • Carbono Neutro até 2025
  • Hortas em 5 Escolas
  • A maior plataforma digital de doação do mundo
  • Parceria com a BeGreen com uma horta comunitária
  • Compromisso Floresta iFood

 

André é engenheiro ambiental e atua desde 2013 em empresas de diferentes portes, coordenando e gerenciando as áreas de Saúde & Segurança, Meio Ambiente, Facilities e Benefícios.

 

Já passou por indústrias tradicionais e startups que se destacam na nova economia, com passagens pela Rumo Logística, The Kraft Heinz Company e pela empresa global Konecranes.

 

“As empresas do futuro vão resolver problemas que estão além do negócio delas. Mais do que fabricar produtos ou oferecer serviços, temos que olhar o entorno, a comunidade. Isso é um fato. Dentro do iFood a gente trata isso como verdade absoluta”, apresentou.

André apresentou aos membros do fórum a conexão indissociável entre as empresas e demais aspectos da vida em sociedade: educação, poluição, formação, transporte, qualidade de vida e outros.

 

O desafio das empresas hoje é orquestrar e equalizar uma receita sustentável para crescer olhando para o seu entorno e agindo ativamente para impactá-lo de forma positiva.

 

Mais um E para a sigla ESG: o EESG

Borges contou aos herdeiros e sucessores membros do fórum como a transformação de mentalidade geracional tem conduzido empresas a se relacionarem de forma íntima com um propósito maior, com seu impacto.

 

“Temos que olhar para frente e agir agora. Os consumidores que hoje buscam empresas responsáveis serão os tomadores de decisões nas empresas daqui a 5 ou 10 anos”, orientou.

 

O especialista apresentou tendências globais de impacto ambiental, com modelos de carros elétricos, investimentos massivos e metas governamentais, orientando pautas dentro de cada letra da sigla ESG. Mas apontou a importância de acrescentar um E antes da sigla para dar materialidade aos projetos dentro dos negócios: o E de Econômico.

 

“Quando você olha para EUA e Europa, as empresas certificadas pelo Sistema B já têm um espaço diferente, em outro patamar. Isso gera um diferencial competitivo. O importante é dar um passo de cada vez. Não adianta nada olhar para o social, para o ambiente e para a governança, sem o E de econômico a empresa não consegue ser sustentável. Não é lucro a qualquer custo, mas é preciso falar abertamente sobre esse equilíbrio entre negócio e impacto”, explicou. 

 

Segundo André, a importância de olhar para o aspecto econômico é mais do que ver as planilhas de resultados, mas entender que existe uma sinergia real entre as demandas socioambientais do nosso tempo com o real papel das empresas na construção de possibilidades de futuro.

 

O Brasil precisa do seu negócio

“No iFood a gente sonha alto e depois traça as estratégias, por mais ambiciosas que sejam. Mas a gente começou a se reunir com outras empresas. Tem muita gente fazendo coisa legal e com boas intenções. Falta aos empresários unir as pontas, dividir sonhos. Ainda mais quando se fala em ESG, ter mais parceiros também é uma forma de se sobressair à concorrência”, orientou o especialista.

 

André explicou que para encontrar parceiros alinhados aos seus objetivos ESG é preciso investir em transparência, ou seja, ter boa governança. “No iFood a gente conta para a sociedade onde a gente quer chegar. Assim, conseguimos dizer no que estamos trabalhando e novas conexões vão sendo geradas com novas oportunidades”.

 

Sobre oportunidades, André apontou dados do Brasil que fazem o iFood enxergar todo o impacto de sua cadeia:

  • 55% da população em insegurança alimentar nas classes C, D e E
  • 40% dos alimentos se perdem dentro da cadeia produtiva até a distribuição

 

Com esses dados, André apontou como identificar oportunidades em diferentes segmentos, como viabilizar verba internas para direcionar a projetos de sustentabilidade e se colocou à disposição dos membros do fórum para a conversa seguir na comunidade de líderes GoNext Expericence.

 

O GoNext Fórum

A agenda de atividades do GoNext Fórum em 2022 será aberta em 10 de fevereiro, com um encontro híbrido, na sede da GoNext, em Curitiba.

 

O GoNext Herdeiros & Sucessores integra as ações e atividades desta plataforma exclusiva de conteúdo e relacionamento que reúne líderes de empresas familiares para desenvolvimento contínuo e impulsionamento de negócios.

 

O GoNext Fórum conta com diferentes formatos e abordagens, como grupos temáticos para validação e orientação de decisões, viagens de imersão, congressos e oportunidades de networking.

 

Gostaria de se juntar a nós em 2022?

Por: Redação GoNext

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