Muitos sucessores encaram a transição para a gestão como a grande provação profissional e pessoal de suas vidas. Afinal, eles cresceram assistindo seus pais se dedicarem e construírem cada vitória alcançada pelo negócio.
Compreenda, com a GoNext, o que te impede de chegar na gestão com as habilidades necessárias para evitar ceder à pressão do cargo e contribuir, de forma genuína, para a longevidade do negócio da família.
Para isso, vamos abordar três obstáculos comuns à geração em ascensão nas empresas familiares.
1° obstáculo: a crise de identidade
Encontrar sua identidade e seu propósito próprios pode parecer difícil em um ambiente onde seu sobrenome já carrega uma identidade e um propósito familiar.
É comum que a personalidade e as habilidades dessa geração estejam sempre lado a lado com a dos pais, fundadores do negócio.
Esse ambiente pode atrofiar a confiança em suas próprias habilidades, impedindo que o sucessor trilhe um caminho de autoconhecimento importante para qualquer indivíduo.
Investigue-se! Descubra quem você é, qual seu propósito e como a sua visão pode contribuir para o legado da família.
Muitas empresas falham em encontrar este lado humano no processo sucessório, criando, inclusive, resistência em abraçar o negócio por parte da nova geração.
2° obstáculo: não receber o convite a participar
Parece simples, mas acontece em várias empresas que perdem força de mercado depois da sucessão.
Para além de encontrar sua identidade pessoal e profissional, a nova geração só sentirá confiança em suas habilidades se estiver familiarizada com os desafios do negócio.
Não dá para sentar uma pessoa despreparada na mesa da diretoria e cobrar dela os mesmos resultados e desempenhos da geração fundadora.
O diretor e consultor sênior da GoNext, Gilson Faust, orienta a formação de um Conselho de Herdeiros & Sucessores.
“A partir da adolescência já é possível formatar um órgão customizado para o perfil dos herdeiros e sucessores. O conselho irá desenvolver as habilidades necessárias para que quando os mesmos forem os titulares dos negócios e patrimônio, exerçam adequadamente os papéis e responsabilidades de sócios ou sócios e executivos, compreendendo como o Sistema de Governança Corporativa auxiliará na perenidade dos negócios”, orienta Faust.
3° obstáculo: falta de motivação no cargo pela falta de preparo dos sucedidos
Por fim, a transição ocorreu e a geração sucedida não abriu mão de interferir na diretoria. Esse pode ser o fim da longevidade da empresa.
Uma sucessão empresarial no ambiente familiar sempre irá testar as relações de poder que envolvem cargos e a própria hierarquia familiar.
Por isso, a preparação e desenvolvimento dos sucedidos é tão relevante na sucessão quando o preparo da nova geração.
A GoNext trabalha esse desenvolvimento como parte do planejamento sucessório, estruturando espaços em que a geração fundadora possa aprender seu papel como presidentes do Conselho de Administração ou no próprio Conselho de Sócios.
Não é fácil preparar geração em ascensão para que eles cheguem confiantes na gestão.
Mas a sua empresa familiar não precisa abrir mão da prosperidade e da longevidade do negócio nos primeiros obstáculos da sucessão.
A GoNext já guiou mais de 90 famílias pela transição de gerações, com uma equipe de especialistas seniores que atuam há décadas no suporte a grandes famílias empresárias do Brasil e dos EUA.
Clique aqui e conheça nosso Plano de Sucessão
LEIA MAIS DA GONEXT
O papel estratégico dos Fundadores depois da Sucessão Empresarial
Plano de Sucessão Familiar: 3 erros na escolha do próximo CEO