A GoNext deu início ao calendário 2023 do GoNext Fórum, na manhã da quinta-feira, 9 de fevereiro, recebendo especialistas do Banco CNH Industrial e da NielsenIQ em sua sede, em Curitiba.
O Conference, primeiro evento do ano, reuniu membros de todos os fóruns (Herdeiros & Sucessores, Presidentes de Conselhos e CEOs) para refletir sobre o impacto da economia global no mercado brasileiro e as tendências de consumo ‘Phygital’ (físico aliado ao digital) como diferencial estratégico no varejo.
Em meio à incerteza, buscamos clareza
Após um café da manhã para recepcionar os membros, Diogo Bizinelli, CFO do Banco CNH Industrial, iniciou as palestras com conteúdo executivo apresentando um panorama global de inflação, PIB e juros das principais economias, como EUA, Zona do Euro, China. Ele ainda destacou a nova ascensão econômica da Índia no mercado global.
Neste cenário, o Brasil vive uma incerteza que exige “frear” investimentos e ter cautela quanto às inseguranças fiscais, jurídicas e, principalmente, a falta de clareza quanto à estratégia econômica do novo governo.
A partir de dados levantados pelo Banco CNH Industrial, Diogo orientou formas de refletir sobre o desafio econômico brasileiro diante dessas incertezas.
“No mercado internacional, o desafio é domar a inflação, que veio forte em 2022. A tendência do Brasil é crescer menos, o que pode gerar uma recessão. Mas ainda é cedo para pessimismo, porque estamos guiados, mais uma vez, pelo agronegócio. Agora, precisamos ficar atentos às forças geopolíticas”, explicou.
Destaque-se na experiência do consumidor
Aproveitando o debate sobre desafios econômicos, a segunda palestra do dia apontou saídas e estratégias para diferenciação comercial, aliando tecnologias e novos modelos de negócio.
Roberto Revenga, Retail Vertical Director Brazil da NielsenIQ, apresentou dados da Nielsen sobre como escalar a experiência de compra das redes de varejo.
“O e-commerce não substitui a loja física. A inteligência artificial torna a experiência mais agradável nos dois pontos, aumentando o ticket médio on-line e personalizando a experiência física”, apresentou o especialista, familiarizando os membros do fórum com o conceito Phygital, que conecta a experiência digital à física, acelerando a tomada de decisão do consumidor e oferecendo novas oportunidades de crescer para o varejo.
“O consumidor quer uma vida mais simples, mais opções, comparações entre o melhor preço. Com tudo isso, temos no Brasil um mercado de varejo que já sabe diversificar canais, seguindo tendências e modelos globais”, explicou.
Revenga apresentou o conceito de Loja Hub, que conecta a loja física, o marketplace, os fornecedores de mídia e outras instâncias estratégicas em um novo modelo de negócio.
Os membros do GoNext Fórum puderam conhecer a estrutura de varejos como Mercado Livre e Alibaba, além de dados exclusivos da NielsenIQ sobre o mercado brasileiro.
Todos os participantes puderam captar insights conectados aos seus negócios, com perguntas e momentos um a um com os especialistas.
Confira abaixo a galeria de fotos do evento:
-
-
Café de Recepção das famílias empresárias do GoNext Fórum
-
-
Café de Recepção das famílias empresárias do GoNext Fórum
-
-
Café de Recepção das famílias empresárias do GoNext Fórum
-
-
Ademar Cardoso, Diretor de Novos Negócios, recebe os membros
-
-
Diogo Bizinelli, CFO do Banco CNH Industrial
-
-
Diogo Bizinelli, CFO do Banco CNH Industrial
-
-
Sorteio de Livros para líderes membros do GoNext Fórum
-
-
Sorteio de Livros para líderes membros do GoNext Fórum
-
-
Sorteio de Livros para líderes membros do GoNext Fórum
-
-
Sorteio de Livros para líderes membros do GoNext Fórum
-
-
Sorteio de Livros para líderes membros do GoNext Fórum
-
-
Coffee Break para networking e novos negócios
-
-
Roberto Revenga, Retail Vertical Director Brazil da NielsenIQ
-
-
Roberto Revenga, Retail Vertical Director Brazil da NielsenIQ
-
-
Roberto Revenga, Retail Vertical Director Brazil da NielsenIQ
Torne-se membro do GoNext Fórum e conecte-se com as principais mentes empreendedoras do Brasil e do mundo, em uma rede exclusiva de contatos entre famílias empresárias de diversos segmentos da economia.