BLOG GONEXT

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Estabelecer a Governança Corporativa é de suma importância para um crescimento consistente e saudável  das empresas familiares no mercado de atuação. Este processo envolve organizar toda a estrutura da empresa familiar e estabelecer as diretrizes das ações e metas, tanto da companhia quanto dos sócios, para gerar resultados positivos. Portanto, a Governança Corporativa deve ser percebida pelas empresas familiares como um método essencial para o desenvolvimento da organização.

 

Uma pesquisa do IBGE e do Sebrae mostrou que 90% das empresas ainda são familiares e representam 65% do PIB em território nacional, evidenciando a importância da Governança Corporativa neste perfil de organização que domina o cenário econômico no Brasil.

 

Recomenda-se que a implantação da Governança Corporativa seja realizada e estabelecida desde o início da empresa, ainda no processo de planejamento do processo administrativo. Dessa maneira, é possível descrever — já no acordo societário — todas as regras, normas e responsabilidades dos sócios, prevenindo surpresas indesejadas e estabelecendo as obrigações de cada um para a boa governança.

Para isso, é estabelecido um método composto por quatro etapas: diagnóstico do modelo de governança corporativa existente, modelagem dos instrumentos e órgãos de governança conforme o diagnóstico, implementação e etapas de acompanhamento e avaliação.

 

Deste modo, o objetivo principal do processo de diagnóstico é avaliar o nível da governança e os desejos dos sócios para o futuro da organização. Tudo é feito de maneira personalizada, analisando o momento da empresa, com avaliação e identificação de processos já existentes dentro da organização, além de uma perspectiva do mercado em que atua, a fim de realizar uma implementação assertiva da Governança Corporativa.

 

A partir dessa identificação, define-se o planejamento estratégico, que inclui os principais objetivos empresariais a médio e longo prazo. Nesse momento, o comprometimento e a ética dos sócios são essenciais para o crescimento da empresa, desenvolvimento no mercado e profissionalização da mesma — considerando que são eles os responsáveis pela execução do que foi planejado e desenvolvido.

Com um processo de Governança Corporativa já estabelecido, os resultados serão percebidos tão logo sua implementação for realizada. Entre os diversos benefícios estão a segurança financeira da empresa, a comunicação entre os sócios, a motivação e o engajamento entre todos com interesse em um bem comum.

Para alcançar resultados positivos é indispensável considerar o trabalho de uma empresa de consultoria especializada, em boas práticas de Governança Corporativa, desde o início da implantação do processo. A consultoria auxilia os sócios para que estes desenvolvam as atividades conforme foram desenhadas.

Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg School of Management, especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela The Wharton School, Pennsylvania e especialista em Gestão pelo Insead. Eduardo é diretor-presidente da GoNext Governança & Sucessão, especializada em gestão de negócios e implantação da governança corporativa em empresas familiares.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×