Conselhos

Os Conselhos Empresariais são estruturas fundamentais para o sucesso da Governança Corporativa pois monitoram e oferecem direcionamento estratégico para Empresas Familiares. Saiba como implementar, acompanhar e avaliar Conselhos na sua organização.

Conselhos
<p>O que são <strong>conselhos?</strong></p>

O que são conselhos?

Os Conselhos são órgãos da Governança que tem como objetivo atender a diferentes responsabilidades e demandas específicas criadas pelas regras de Governança. Os Conselhos mais recorrentes nas empresas são:

  • Conselhos de Administração
  • Conselhos de Família
  • Conselhos de Sócios
  • Conselhos de Herdeiros e Sucessores
  • Conselho Fiscal
  • Conselho Consultivo

Para que um Conselho Empresarial tenha boa performance, é fundamental que os membros tenham vasta experiência profissional, conhecimento técnico específico e abrangente em outras áreas e compreensão sobre Governança.

Como funcionam Conselhos e quais são as diferenças entre eles?

Os Conselhos Empresariais são integrados por membros da família, sócios e conselheiros externos que se reúnem periodicamente para tomar importantes decisões, monitorar e avaliar o desempenho da empresa e de todo o sistema de Governança Corporativa, com foco no futuro da organização.

Existem diversos tipos de Conselhos empresariais, dentre eles: Conselho de Administração, Conselho de Família, Conselho de Acionistas, Conselho de Herdeiros e Conselho Fiscal. Esses órgãos da Governança são fóruns estruturados com reuniões recorrentes para atender as diferentes demandas exigidas pelas regras da Governança.

Há também os Comitês que atendem demandas pontuais e específicas como: Finanças e Investimentos, ESG, Pessoas, entre outros temas.

Quais são os tipos de Conselho?

1. Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão superior à Diretoria Executiva e exerce papel fundamental no exercício da Governança, na gestão da empresa e na tomada de decisões, tendo como objetivo acompanhar e controlar as principais atividades estratégicas do negócio.

Esse Conselho também é responsável por aprovar a estratégia empresarial, a prestação de contas da Diretoria e mediar conflitos e interesses, que podem interferir no bom desempenho da empresa, preservando a longevidade do negócio.

2. Conselho de Sócios

O Conselho de Sócios é um órgão que trata de temas relacionados ao patrimônio como: transações entre sócios, distribuição de lucros e dividendos e diretrizes para redução de riscos corporativos.

É papel do Conselho de Sócios criar parâmetros para as relações dos sócios com todos os envolvidos na empresa familiar e repassar orientações ao Conselho de Administração para decisões de investimentos ou desinvestimentos, que não estejam sob responsabilidade de outros órgãos.

3. Conselho de Herdeiros

O Conselho de Herdeiros é constituído apenas pelos herdeiros, diferentemente do Conselho da Família, que engloba todos os familiares, como pais, mães, avós, entre outros.

O objetivo do Conselho de Herdeiros é integrar as gerações de futuros sócios e estabelecer o alinhamento necessário para a longevidade da empresa familiar. Este fórum é fundamental para que as novas gerações tenham sinergia para acompanhar o crescimento da empresa e da família.

4. Conselho de Família

O Conselho de Família foca prioritariamente nos temas exclusivos dos familiares que detêm o controle da empresa. Cabe a esse Conselho liderar o planejamento estratégico familiar e capacitar as novas gerações para os futuros desafios societários e mercadológicos.

Outro papel de grande importância do Conselho de Família é a transmissão do legado familiar com o passar das gerações, tais como valores e princípios.

5. Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão fiscalizador independente que busca, através dos princípios da transparência, equidade e prestação de contas, acompanhar as movimentações financeiras da empresa, de forma a contribuir para o seu melhor desempenho.

6. Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é formado por um grupo de profissionais experientes e especialistas, que se reunem periodicamente, para oferecer aconselhamento estratégico e orientações ao conselho de administração ou alta gestão da empresa e não tem poder de decisão final. Desempenha papel crucial ao proporcionar insights valiosos, identificar oportunidades e riscos, além de sugerir melhorias nos processos e estratégias.

A presença de um conselho consultivo bem estruturado é um diferencial competitivo, contribuindo para a resiliência da empresa diante de desafios e mudanças no ambiente de negócios.

O que são Comitês e para que servem?

Para empresas que necessitam debater temáticas específicas em seus Conselhos, ajudamos a estruturar Comitês Temáticos para que os assuntos possam ser desenvolvidos com as equipes da empresa. Confira alguns exemplos de Comitês que podem ser implementados ao seu negócio:

Finanças e Investimentos
Comitê

Finanças e Investimentos

Cyber Segurança e Privacidade de Dados
Comitê

Cyber Segurança e Privacidade de Dados

Tecnologia e Inovação
Comitê

Tecnologia e Inovação

ESG
Comitê

ESG

Pessoas
Comitê

Pessoas

Conselhos são fundamentais

Icone'

No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar

Icone'

mas apenas 30% delas chegam à 3ª geração

Icone'

e somente 15% sobrevivem

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Conselho
Imagem
Foto: Equipe GoNext

Como estruturar o Conselho na empresa familiar?

Dentro do ambiente da Governança Corporativa existem o que se chama de “órgãos da Governança”. Na prática, esses órgãos são fóruns estruturados de maneira a atender as diferentes responsabilidades demandadas pelas regras da própria governança. Dentro desses órgãos, está a formação dos Conselhos ou então, do Conselho de Administração que é indispensável.

Portanto, a recomendação é de que todas as empresas, respeitando sua estrutura, seu porte e sua maturidade, tenham o seu Conselho de Administração. Na GoNext, estruturamos e avaliamos mais de 80 Conselhos para diversas empresas familiares no Brasil. Fale conosco.

Benefícios do Conselho na Governança Corporativa e Sucessão em empresas familiares

Como os Conselhos empresariais aumentam a eficiência na gestão?

Como os Conselhos empresariais reduzem riscos corporativos?

Empresas familiares com Conselhos tem mais reputação no mercado?

Conselhos empresariais atuam na preservação do legado?

Como Conselhos ajudam a reduzir conflitos entre sócios e familiares?

Metodologia
Imagem

Como estruturamos Conselhos?

Na GoNext, nossa metodologia é exclusiva, testada e aplicada em mais de 200 projetos.

Consultoria para Conselhos Empresariais e Comitês

O primeiro passo para sua Governança é ter um Conselho empresarial. Responda ao formulário e agende uma consulta.

    Aspas

    Os Conselhos consolidam um sistema eficaz que determinam os deveres e responsabilidades de cada um dentro da corporação.

    EDUARDO VALÉRIO
    EDUARDO VALÉRIO Presidente do Conselho da GoNext

    Dê um GO no seu negócio!

    Atuação Nacional

    + de 0 famílias empresárias satisfeitas
    + de 0 anos de Mercado
    + de 0 Conselhos de Administração estruturados e auditados

    VEJA TAMBÉM

    Governança Corporativa

    Desenvolvemos e gerenciamos a Governança Corporativa da sua empresa com o tamanho e estrutura certa para o seu negócio.

    Sucessão Familiar

    Orientamos sucedidos e sucessores, mediando conflitos familiares e societários com foco na longevidade do negócio.

    ESG

    Metodologia ágil para diagnóstico e Consultoria ESG. Saiba como sua empresa familiar pode deixar um verdadeiro legado.

    Para Você
    PLANOS DE DESENVOLVIMENTO

    Para Você

    O sucesso de uma empresa familiar depende do preparo dos sucessores e líderes. Na GoNext oferecemos Planos de personalizados para o seu desenvolvimento e para a gestão de empresas familiares.