fbpx

BLOG GONEXT

GoNext Café – Preparando-se para superar cenários tempestuosos

GoNext Café

Nesta sexta-feira, 11/12, realizamos o GoNext Café, um espaço de confraternização online que reuniu Presidentes de Conselhos e CEOs, integrantes do GoNext Fórum, para celebrarmos as conquistas e superações de 2020. O momento foi de descompressão, incentivando diálogos para realinhamento de perspectivas e inspiração para o novo ano.

 

Para cumprir essa missão, o GoNext Café teve início com a palestra “Preparando-se para superar cenários tempestuosos – A Travessia do Drake”, ministrada por Pedro Lins, consultor, mentor, conselheiro e palestrante, e por Beto Pandiani, velejador, escritor e palestrante.

 

A analogia proposta pelos palestrantes é exata ao provocar reflexões sobre quais ferramentas nos fortalecem na travessia inevitável de caminhos imprevisíveis. O Drake é uma passagem de quase mil km entre América do Sul e Antártida. Uma travessia de 42 dias, com previsibilidade de chances de sucesso de 5%.

 

Enxergar-se capaz diante do imprevisível

“O ano de 2020 foi atípico, e a gente enxerga esse paralelo com a travessia do Drake. Vocês são grandes navegadores que precisam fazer grandes travessias nas suas empresas, onde clima, mar e vento são, muitas vezes, imprevisíveis”, apresentou Pedro Lins ao abrir a palestra.

 

Pedro Lins é Master é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School (HKS) e Conselheiro de Administração/FDC, com mais de 38 anos de experiência desenvolvendo projetos e palestras nas áreas: Liderança e Confiança; Competitividade Sustentável e Perenidade; Ética e Compliance; Gestão Contemporânea e de Multistakeholders; Conselho-Governança; entre outros. 

 

Quando o desafio é muito grande, descobrimos novas ferramentas e novas habilidades que nos impulsionam adiante. Beto Pandiani aprendeu, com a experiência de mais de 38 anos, quais elementos, de fato, fazem a diferença para chegar seguro ao destino desejado.

 

Experiência com cenários tempestuosos não faltam a Pandiani. Ele é campeão Norte Americano de regatas na Classe Hobiecat 16, organizador e realizador de expedições. Autor do livro O mar é minha Terra e mais cinco livros fotográficos pela Editora Terra Virgem.

 

Elementos essenciais para travessias tempestuosas

Em 2003, para chegar na Antártica, Beto Pandiani e seu parceiro de vela Duncan Ross empreenderam um feito inédito: atravessaram a passagem do Drake, rumo à Antártida, a bordo de um catamarã de 21 pés.

 

“Nunca sabíamos se chegaríamos na Antártida, mas nunca duvidamos da nossa capacidade. Podemos ir muito mais longe do que supomos, com muito menos do que imaginamos”, apresentou o velejador.

 

Mas é possível se preparar. O seu olhar para o que você está fazendo vai ser o ponto de partida que vai dar o tom do seu perfil de atuação. Pedro contribui com um pensamento importante para se dar o primeiro passo da travessia. “Velejar não é sobre a aventura. Mas é sobre preparação, estudo, logística, ciência e arte. Também é trabalho e quem se sai bem é quem se coloca com responsabilidade”, disse Pedro.

 

Beto Pandiani trouxe, para o GoNext Café, o que pode aguçar essa visão estratégica:

 

  • Confiança em quem sabe mais (a importância de parcerias qualificadas)
  • Informações de qualidade (pesquisa, estudo e responsabilidade)
  • Espiritualidade (o quanto isso te ajuda a desenvolver a força interna, independente de qual seja a sua fonte)
  • Consenso (tomada de decisão e senso coletivo)
  • Segurança em 1º lugar

 

“É preciso ter em mente que senso de coletividade e bom humor são imprescindíveis. O humor descomprime. As partes intuitiva e criativa funcionam muito melhor com humor. Não existe harmonia e amizade onde o mau humor está”, finaliza Pandiani.

 

O GoNext Café teve espaço para perguntas dos CEOs e Presidentes de Conselhos ao final da palestra. Diálogos salutares, leves e importantes para que possamos partir para 2021 com o destino final bem alinhado e com consciência sobre quais elementos devem estar à mão nessa próxima travessia.

 

A GoNext agradece a todos os participantes que puderam compartilhar este momento de confraternização e aprendizado no GoNext Café.