Quanto maior o patrimônio familiar, maiores os riscos e desafios de perpetuá-lo e protegê-lo. A Holding Familiar é uma estrutura jurídica importante que cumpre o papel de proteção patrimonial das conquistas realizadas pelo patriarca ou pela matriarca da família.
O time de especialistas em Governança Corporativa da GoNext pode auxiliar sua família a aproveitar ao máximo os benefícios de uma Holding Familiar.
Afinal, como você já deve saber, patrimônio, família e gestão são dimensões indissociáveis na empresa familiar. Manter essas dimensões em sintonia é fundamental para dar sustentabilidade a todas elas.
Por isso, amadurecer a Governança Corporativa em todas as dimensões da empresa familiar vai fortalecer o futuro do patrimônio. Vamos explicar.
Riscos iminentes ao patrimônio familiar
Várias dinâmicas podem comprometer o patrimônio familiar. Tanto os possíveis conflitos de interesse da família quanto os desgastes da gestão podem contribuir para o desequilíbrio da Holding Familiar.
Todos os cenários a seguir estão no horizonte de qualquer família empresária e merecem atenção:
- o aumento de pagamento de impostos com o crescimento do patrimônio;
- conflitos entre herdeiros no momento da sucessão;
- gestão não qualificada dos bens por parte dos herdeiros;
- investimentos inseguros por parte das novas gerações.
A Holding Familiar minimiza todos esses riscos, mas não sem um aparato de Governança que impeça que os desafios do negócio contaminem a proteção patrimonial.
O Acordo Societário na Holding Familiar
A estruturação jurídica das Holdings Familiares se tornou uma tendência no Brasil. O país atingiu a marca de 100 mil holdings, de acordo com a Receita Federal.
Como o objetivo dessa estrutura é gerar maior controle, segurança jurídica e agilidade na futura sucessão patrimonial para os herdeiros, é imprescindível que a Holding nasça em sintonia com o Acordo Societário da empresa familiar.
Esse Acordo é o documento mais importante da Governança Corporativa, por reunir os principais pontos que os sócios e familiares estabelecem para todas as dinâmicas do negócio: patrimônio, família e gestão.
É por meio desse documento que a Governança começa a estabelecer os parâmetros de segurança e profissionalismo que mitigam muitos problemas que podem acontecer não apenas nos processos internos, mas também na ocasião do crescimento da empresa e da sociedade e, principalmente, acompanhando o crescimento da família.
Falando agora diretamente sobre o patrimônio, o Acordo Societário prevê, por exemplo, as regras de compra e venda das quotas, quem tem preferência para adquiri-las e até quem tem direito a voto nas operações financeiras realizadas com o patrimônio.
Percebe o quanto a eficácia da Holding Familiar está diretamente ligada a uma Governança Corporativa madura e atuante?
Promover o cuidado necessário para perpetuar o patrimônio familiar é uma estratégia que precisa ser levada a sério e amparada por profissionais qualificados.
Com a GoNext, você tem acesso a um time de consultores seniores que já conduziu mais 180 projetos de Governança e mais de 90 processos sucessórios na gestão familiar.
Planeje um futuro sustentável com suporte à holding familiar. Entre em contato: +55 41 3204-4773 | [email protected].
LEIA MAIS DA GONEXT
Qual o momento certo para a sucessão na empresa familiar?
4 adaptações urgentes para a Governança Corporativa na Era da Informação