O sucessor da gestão tem a complexa missão de liderar o negócio da família para um futuro de longevidade e prosperidade. Função que vem acompanhada de grandes expectativas, dos fundadores, dos demais familiares e, principalmente, de todas as pessoas elegíveis à sucessão.
Escolher o sucessor é uma tarefa delicada, que merece planejamento e análise técnica, profissional e isenta.
A melhor sucessão para o negócio é aquela em que o escolhido realmente conhece os desafios da empresa no curto e longo prazo e possui as competências necessárias para enfrentá-los.
Para auxiliar seu negócio na jornada de escolha do melhor sucessor na empresa familiar, a GoNext apresenta dois passos fundamentais para uma sucessão.
Os 2 passos para escolher o sucessor da empresa familiar
Primeiro Passo: Planejamento Estratégico
A construção de um bom planejamento estratégico identifica quais são as necessidades competitivas e estratégicas da empresa no curto e no longo prazo.
Assim, identificamos também as competências que os futuros gestores deverão ter para fazer frente aos desafios da empresa, tornando mais fácil uma escolha adequada.
Sem a fase do planejamento, a escolha do sucessor pode ser prejudicada, dificultando o preparo da nova geração que assumirá o cargo executivo e adotando critérios pouco técnicos para o desenvolvimento do escolhido.
Segundo Passo: Avaliar Herdeiros/Sucessores
Feito o planejamento estratégico, as informações obtidas deverão ser usadas para avaliar os sucessores.
O sucessor escolhido deverá ter as competências adequadas ao cargo, respondendo às necessidades da empresa no presente e em seu futuro.
É recomendado que avaliações dessa natureza sejam conduzidas por empresas especializadas, as quais oferecerão um ponto de vista objetivo e isento.
Os resultados apontarão qual o melhor caminho de desenvolvimento pessoal e profissional dos sucessores, garantindo que, ao assumir a posição de gestor, os novos líderes conheçam a fundo suas responsabilidades, o momento da empresa e consigam conectar, com precisão, o planejamento da família com o planejamento do negócio.
Muitas empresas negligenciam a formação de seus líderes
Aplicar esses dois passos na escolha do sucessor no seu negócio familiar já coloca sua empresa à frente de muitos de seus concorrentes.
É comum que as empresas familiares negligenciem o diagnóstico e a formação de seus sucessores. Justamente pela complexidade do ambiente da empresa familiar.
Todas as empresas necessitam formar líderes e demais gestores. No caso das empresas familiares, há ainda desafios complementares, como:
- saber separar as questões familiares das profissionais;
- não confundir competência com laços familiares;
- imaginar que apenas os valores familiares serão suficientes para garantir bons sucessores e bom desempenho.
A GoNext conta com uma equipe de consultores especialistas e atendimento personalizado para evitar que esses desafios atrapalhem o equilíbrio e a longevidade das empresas familiares.
Quer superar todos os desafios da sucessão? Clique abaixo e ouça o episódio do GoNext Talk, o podcast da família empresária sobre o papel dos sucessores na gestão.
LEIA MAIS DA GONEXT
O papel estratégico dos Fundadores depois da Sucessão Empresarial
De herdeiros a gestores: conheça o conflito número um dos sucessores