Por que sucessão não é só planejamento patrimonial
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
Assim como as grandes companhias, as empresas familiares também precisam de um sistema de Governança Corporativa atuante.
Você já se perguntou como a empresa que revolucionou o mercado de streamings no mundo aborda sua governança?
A GoNext foi até os conteúdos técnicos da Universidade de Stanford, da Califórnia, EUA, para mostrar como as empresas familiares podem dar passos sólidos de sucesso e perenidade entendendo como as práticas de Governança da Netflix se manifestam no dia a dia dos gestores e líderes. Confira!
Antes de entrarmos nos detalhes das dinâmicas de Governança da Netflix, precisamos ter em mente que não basta simplesmente transferi-las para o seu negócio.
A ideia central é refletir sobre práticas que fazem parte dos quatro pilares da boa Governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Abaixo, você verá como a transparência é um valor de destaque nas relações da gestão com o Conselho de Administração.
Se você ainda não tem um Conselho estruturado, essa é uma oportunidade para conhecer a real contribuição do órgão central para amadurecer a Governança em qualquer negócio, sendo imprescindível para as empresas familiares de todos os portes.
A partir do estudo “Netflix Approach to Governance”, de autoria dos pesquisadores David F. Larcker e Brian Tayan, conhecemos duas práticas centrais para a Governança do Conselho de Administração.
Confira essas duas dinâmicas:
A finalidade dessas ações é aumentar significativamente a transparência entre gestão e Conselho, facilitando que ambos “falem a mesma língua” e tenham acesso aos mesmos dados do negócio, com um fluxo de informações estruturado e simplificado.
Essa “transparência genuína” melhora as decisões do Conselho e amplia a confiança dos sócios, diretores e gestores no órgão colegiado.
Essa transparência também extrapola o próprio Conselho de Administração da Netflix.
Além dos membros do Conselho, diretores e gestores de áreas também participam como ouvintes da agenda de reuniões da alta gestão.
Ao observar diretamente a administração, os diretores e gestores compreendem melhor a gama de desafios enfrentados pela empresa, ganham insights da abordagem analítica que sustenta as decisões da gestão e conseguem visualizar todo o escopo de decisões que direciona a estratégia do negócio.
Assim, a Governança gerou, na Netflix, uma significativa ampliação da confiança na gestão e nas suas escolhas.
O segundo elemento de destaque na abordagem da Governança da Netflix é o memorando do Conselho de Administração.
Como prática, os conselheiros elaboram 20 a 40 páginas de texto escrito que destacam o desempenho dos negócios, tendências do setor, desenvolvimentos competitivos e outras questões estratégicas e organizacionais.
O padrão utilizado é construir uma narrativa visual, amparada por tabelas e gráficos, direcionando as discussões e as análises de problemas e oportunidades.
A partir desses dados, diretores e gestores se sentem amplamente preparados e as reuniões do Conselho ganham mais eficiência, com foco em perguntas e discussões em vez de apresentações segmentadas por áreas.
As reuniões duram apenas de três a quatro horas (em comparação com o dia inteiro ou vários dias em muitas grandes corporações).
Gostou de aprender como dar suporte para análises mais críticas e técnicas em todos os graus de tomadas de decisão na empresa?
Seu negócio pode crescer, amadurecer e se atualizar com um Sistema de Governança Personalizado para sua estrutura familiar, com um Conselho de Administração capaz de orientar a cultura organizacional às melhores práticas do mercado.
A GoNext está há mais de 13 anos orientando empresas familiares pelos caminhos da Governança e da Sucessão, garantindo equilíbrio e longevidade.
Fale, agora mesmo, com um dos nossos consultores: [email protected] | (41) 99178-1005.
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
No último dia 28 de agosto, a Forbes divulgou a 13ª edição de sua lista de bilionários brasileiros, reunindo 300 indivíduos...
A discussão sobre diversidade de gênero no topo das organizações tem avançado, mas os números mais recentes mostram que a equidade...