Decifrando o Código da Gestão de Vendas

22/10/2021 - Por: Redação GoNext
Decifrando o Código da Gestão de Vendas

Os executivos membros do fórum GoNext CEO dialogaram diretamente com Arnaldo Brazil, com o tema central “Decifrando o Código da Gestão de Vendas”. A venda é um processo de desejo, gerenciamento de expectativa e relacionamento, mas a perspectiva pela qual as vendas são observadas na maioria das empresas ainda não dá conta de avaliar o que, de fato, transforma esse processo. No dia 21 de outubro, quinta-feira, pelo Zoom.

 

Arnaldo é Senior Partner da Sell-Out 3 International, com experiência em estratégia go-to-mark, estratégia de canais de marketing, operação de distribuidores, estratégia de marca, estratégia de portfólio de marca, entre outras.

 

Ele é professor de Marketing Business na FAAP e atuou como Senior Business Development Executive, na MSX International.

 

Código da Gestão de Vendas

Em um dos seus cases de maior impacto no mercado, Arnaldo foi responsável pelo redesenho do produto/da linha de Pick-up da Ford. Sobre essa transformação, Arnaldo apresentou aos membros do fórum como a expectativa dos clientes e a relação da comunicação de valor estão conectados ao sucesso nas vendas.

 

“O que mais vende em cada segmento não é o produto mais barato. Interessante observar isso! Quando você renova sua linha de produtos, o treinamento da equipe deve estar focado no valor que o produto agrega. Falar que é só uma nova tecnologia não é dizer o valor que ela agrega na vida do cliente. Se você não sabe traduzir valor, o cliente só vai ver preço”, apresentou.

 

Falar de valor é, para Arnaldo, um ponto central da estratégia de venda. E ele acrescenta que se trata de uma questão cultural que precisa mudar na mentalidade dos CEOs e dos gerentes de venda.

 

“Se você vende semente, sua semente é exatamente igual a do seu concorrente? Se você acredita que sim, não vai superar a noção da commodity. Commodity pode ser para quem compra, nunca pode ser para quem vende”, explicou. “Você consegue ter papel higiênico diferente, consegue criar branding específico para sal. Como o gerente não cria essa visão de diferenciação, acaba ficando refém do preço sempre.”

 

A partir deste ponto, nasce a noção de produto ampliado.

 

O produto ampliado

Arnaldo apresenta o conceito de produto ampliado como essencial para o treinamento de um gerente de vendas. 

 

Culturalmente, o gerente de vendas é um vendedor promovido por bons resultados ou excelente relacionamento e o mercado carece de um treinamento ou formação específica para os reais desafios de um gerente, que são diferentes da expertise necessária para ser um excelente vendedor.

 

O gerente de vendas precisa ser expert na construção do produto ampliado, essa noção de conseguir enxergar um conjunto de características do produto e de serviços e benefícios adicionais para o consumidor criados em torno dos produtos essenciais e inclui a marca, a embalagem, o processo de fabricação, seu processo de pós-venda. Ou seja, ressignificar a comunicação de valor no processo de venda.

 

Uma nova perspectiva de vendas a partir das habilidades dos profissionais-chave envolvidos:

  • formação de vendedores com prioridade nas habilidade de vendas e conhecimento do produto
  • formação de gerentes de vendas com foco em desempenho back office, estratégia, alinhando valores e objetivos da empresa

 

Métricas gerenciáveis sem desgaste de energia

Criar um processo de vendas escalável é uma ciência e é no fazer que se encontram as oportunidades de crescimento. 

 

“Não estou dizendo que o seu vendedor não será um excelente gerente de vendas. Mas ele precisa ser treinado para isso. Para estabelecer essa formação, é fundamental compreender quais são as métricas gerenciáveis. Existem mais de 306 métricas que são comumente cobradas dos gerentes de vendas. A pergunta é: quais dessas métricas são realmente controláveis e gerenciáveis?”, provocou Arnaldo.

 

É preciso superar a mentalidade de focar nas variáveis que não são controladas e não são passíveis de decisões estratégicas.

 

“Gerenciar um número significa poder determinar o que será feito de diferente. Você pode chegar no vendedor e dizer ‘hoje, eu quero 10 visitas’, isso é controlável. Mas se você disser ‘eu preciso de 5 vendas hoje’, isso é bobagem, você não controla vendas. É importante parar de ter foco na distração, como market share e valor de ação, e focar no que se gerencia: desenvolvimento de talentos para reter e melhorar desempenho e aprimorar as atividades de vendas. Isso é o que importa!”, explicou.

 

Quer vender mais e fidelizar clientes? O caminho é: investir em atividades de vendas que movem os indicadores para os resultados desejados. Abaixo, algumas das atividades que merecem destaque nas prioridades do seu gerente de vendas e na formação do seu time de vendedores:

  • Distribuição da força de vendas (selecionar territórios e ampliar alcance para diferentes tipos de clientes)
  • Gerenciamento de contas (maximizando o valor de longo prazo de um único cliente)
  • Progressão do Funil de Vendas (focar na experiência em cada etapa para conversão de venda)
  • Planejamento de visitas (conduzindo maior eficácia nas interações com os clientes) 

 

Essas atividades de vendas devem ser a coluna de sustentação dos vendedores. Por outro lado, o foco do gerente deve estar nas métricas gerenciáveis que nascem a partir dessas atividades:

  • Número de visitas/contatos realizados por vendedor
  • Percentagem de vendedores com CRM
  • Percentagem de plano de contas completos
  • Número de contas atribuídos a cada representante
  • Número de vendedores atribuído a cada gerente
  • Valor investido no treinamento do time de vendas
  • Tempo investido no treinamento dos vendedores

 

“Melhorar a eficiência nos processos em 10%, pode sim dobrar as vendas. É preciso falar com equipe comercial sobre ‘ações’ e não sobre ‘resultados’”, explicou.

 

A dinâmica do DNA de um processo de vendas que tem força e inteligência é o reverso do que acostumamos ver no mercado.

 

Você precisa:

  1. Controlar as Atividades de Vendas
  2. Atividades de Vendas vão influenciar os Objetivos de Vendas
  3. Esses novos objetivos darão frutos a diferentes resultados de negócio

 

Arnaldo Brazil explicou aos CEOs membros do fórum quais treinamentos, livros e desdobramentos das metas de negócio vão fazer diferença nas empresas familiares para o planejamento de 2022.

 

GoNext Fórum

Gostaria de ter um diálogo transformador sobre os seus processos de venda em um ambiente seguro e lado a lado com seus pares? 

 

O fórum GoNext CEO integra as ações e atividades do GoNext Fórum, uma plataforma por assinatura com foco em conteúdo e relacionamento para reunir líderes de empresas familiares para desenvolvimento contínuo e impulsionamento de negócios.

 

O ecossistema de experiência da GoNext também oferece, com uma só assinatura, acesso a grupos temáticos para validação e orientação de decisões, viagens de imersão, congressos e oportunidades de escalar redes de contato.

 

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Por: Redação GoNext

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