Por que sucessão não é só planejamento patrimonial
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
Alcançar um diferencial competitivo no mercado, em 2023, pode parecer uma tarefa difícil. Mas as empresas familiares podem adotar as boas práticas de governança corporativa e alcançar um novo nível de maturidade de gestão.
Entenda, abaixo, os pilares de um bom Conselho de Administração e perceba porque esse órgão pode contribuir de forma definitiva para o negócio da família executar o planejamento 2023 de forma exitosa.
O Conselho de Administração é comumente referido pela sua sigla, CAD. Ele surge no início do processo de governança, respondendo ao momento pelo qual a empresa está passando. Os seus papéis são múltiplos e dependem de diferentes características da organização.
Tamanho da empresa, complexidade societária, dinâmica familiar e objetivos do negócio são fatores importantes na hora de pensar no perfil de um conselho.
Em todos os casos, ele deve atender ao planejamento dos sócios e da gestão, sendo composto por profissionais, executivos e especialistas multidisciplinares.
Mas, afinal, o que os conselheiros deste órgão colegiado podem oferecer às empresas familiares?
Um Conselho de Administração trabalha de forma independente. Por consequência, seus membros possuem expertise e isenção, tendo como principal objetivo zelar pelo melhor direcionamento estratégico da empresa. O CAD guia o futuro da organização e cuida da qualidade da gestão.
Na prática, isso se mostra no auxílio e definição de estratégias, reestruturação de processos, solidificação no mercado, gerenciamento de projetos e outras ações.
No entanto, para alcançar um desempenho favorável, alguns cuidados precisam ser tomados na concepção do órgão, na seleção de conselheiros e na análise da entrega.
Vamos aos 3 pilares que resultam em um bom CAD nas empresas familiares.
A fim de se definir um bom Conselho de Administração, podem ser seguidas três dicas fundamentais, referidas abaixo como “pilares”. São elas: manutenção do controle de referência, profissionalização nas diferentes esferas e busca pela melhoria contínua.
A visão de longo prazo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa familiar. Um bom Conselho de Administração deve ser capaz de manter a visão de longo prazo, com base na manutenção do legado familiar empresarial.
Cada empresa e cada família tem um objetivo específico, no planejamento estratégico do negócio e no planejamento familiar.
Cabe ao Conselho estudar e propor as estratégias que vão garantir que os valores da família e a cultura da empresa estejam contemplados em seu planejamento estratégico, garantindo que o legado familiar ganhe continuidade.
Conhecimento técnico comprovado, resultados de mercado e experiência devem prevalecer na tomada de decisões de uma empresa familiar.
Por isso, a composição do Conselho deve obedecer, estritamente, padrões éticos de e meritocracia. Sem esse padrão, sócios e gestores perdem uma grande vantagem do órgão: a visão externa e isenta.
A cultura, os valores (pilar 1) e o rigor técnico para escolha (2) movem a governança das empresas em todos os seus níveis.
Assim, como os gestores precisam manter vivo o aprendizado executivo, desafiando vieses e aprimorando habilidades, seus conselheiros também só alcançarão o desempenho esperado se mantiverem a melhoria contínua como padrão nas rotinas e análises do Conselho.
A avaliação da composição do Conselho e do desempenho individual dos conselheiros é peça-chave para se criar um CAD que represente verdadeiro diferencial competitivo.
Com mais de 10 anos no mercado e um corpo de consultores seniores, a GoNext já estruturou e auditou mais de 80 Conselhos de Administração.
Fale com os nossos consultores e entenda nossa metodologia de diagnóstico completo da estrutura e da dinâmica dos CADs, observando as competências-chave dos conselheiros em comparação com os seus objetivos de negócio.
Melhore a performance e agregue valor ao seu negócio:
Entre em contato: [email protected]
6 estratégias para liderar negócios familiares em tempos de incerteza
Bastidores da governança familiar e corporativa do Grupo Algar
A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios da gestão empresarial no Brasil. Muitas vezes, ela é reduzida ao...
No último dia 28 de agosto, a Forbes divulgou a 13ª edição de sua lista de bilionários brasileiros, reunindo 300 indivíduos...
A discussão sobre diversidade de gênero no topo das organizações tem avançado, mas os números mais recentes mostram que a equidade...