BLOG GONEXT

GoNext CEO aborda as tendências e os desafios da gestão de pessoas

blog-gonext-ceo-fala-sobre-as-tendencias-e-os-desafios-da-gestao-de-pessoas

Na última quinta-feira, 22/10, o GoNext CEO recebeu Sonia Rossi, Gerente de Desenvolvimento Humano do grupo Gazin. Ela falou para os convidados sobre os desafios da sua função como gestora de pessoas da empresa, que conta com mais de 8 mil funcionários em todo o país.

Sonia iniciou o encontro falando sobre confiança, frisando a importância desse sentimento para a construção de relações sólidas no trabalho, principalmente quando se trata de uma área que envolve essencialmente pessoas, suas personalidades, seus interesses e suas percepções particulares. 

“No grupo Gazin priorizamos a simplicidade em tudo que fazemos, começando pela gentileza em dizer diariamente bom dia, boa tarde, por favor, obrigada. Essas ações fazem parte da cultura da empresa e são seguidas à risca por todos, do operacional ao presidente”, ressalta Sonia.

“Na Gazin, o exemplo começa de cima, porque aqui nós tratamos a empresa como uma causa capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e não apenas como uma marca. O presidente, Sr. Mario Gazin, coloca em prática tudo que espera dos seus mais de 8 mil colaboradores. Se o próprio dono não trata bem, com educação e gentileza os seus funcionários, como é possível cobrar que um gerente ou um diretor ofereçam à sua equipe o tratamento necessário para que o time se mantenha unido, motivado e engajado?”, argumenta ela. 

De acordo com Sonia, a empresa tem o resultado como oxigênio. São os números e as metas que movem todos os processos da Gazin e, ao contrário da maioria, os funcionários não se incomodam com a cobrança, pelo contrário, sentem-se motivados a entregarem o melhor, porque encontram na empresa um ótimo ambiente de trabalho, altos investimentos em treinamento e desenvolvimento e valorização do capital humano.

A pandemia e o fechamento das lojas

Quando a pandemia começou e as lojas tiveram que ser fechadas, os desafios começaram a aparecer, afinal de onde viria o faturamento? Como as vendas seriam realizadas? Foram muitas perguntas para poucas respostas e o pior, tudo precisava acontecer muito rápido, as decisões de adequação para aquele novo cenário precisavam ser tomadas rapidamente.

A primeira ação foi manter os pagamentos dos fornecedores em dia, independente da continuidade das vendas. A Gazin se comprometeu a honrar seus compromissos com todos os parceiros. O segundo passo foi, mais uma vez, colocar o cliente em primeiro lugar, então novos métodos de compra e pagamento de carnês tiveram que ser implementados em tempo recorde.

Sonia compartilhou que os resultados dessas ações foram melhores que o esperado, as dificuldades e os esforços internos uniram ainda mais os colaboradores – eles entenderam os esforços da empresa para manter os empregos e os pagamentos de todos. Em algumas lojas o faturamento com as portas fechadas passou a ser maior do que em tempos normais.

“Tudo isso se deve ao trabalho duro de uma equipe que acredita na força do trabalho e que entende que a sua participação é fundamental para o sucesso da empresa como um todo. É um time que encaixa na cultura da empresa e projeta a longo prazo sua carreira na Gazin”, declara Sonia.

Para finalizar, Sonia completou: “Na Gazin estimulamos os colaboradores a chegarem todos os dias no trabalho para serem os melhores, que todos os dias devemos nos levantar para vencer. Outro ensinamento que colocamos em prática é o de que copiar o melhor não é feio ou errado, desde que não nos deixemos levar por modismos e que não esqueçamos a cultura, o DNA da empresa”.

“Na Gazin tudo é simples, pautado na eficácia de uma boa liderança. Acreditamos na sucessão do time da linha de frente, evidenciando sempre a importância da continuidade da qualidade e eficiência de um trabalho construído ao longo de tantos anos, nos valores, na confiança, na maximização do capital humano e no alcance dos resultados e das metas”, enfatiza.

No fim do encontro o fórum foi aberto para as perguntas dos participantes, que tiraram suas dúvidas e parabenizaram a convidada por suas ações e pelos resultados alcançados ao longo dos mais de 15 anos em que a Sonia trabalha na área de Recursos Humanos do grupo Gazin.  

Deseja fazer parte deste seleto grupo e participar de encontros como este? Acesse agora mesmo e saiba como: https://materiais.gonext.com.br/forumgonextceo