Matriarca | A mulher mais rica do Brasil é fundadora de uma empresa familiar

09/05/2022 - Por: Redação GoNext
Matriarca | A mulher mais rica do Brasil é fundadora de uma empresa familiar

Seja em casa, seja na diretoria, a matriarca mostra um desempenho notável em mediar conflitos das famílias empresárias. Não é raro encontrar mães que se destacam à frente de suas empresas, sendo agentes fundamentais na continuidade dos negócios.

Por isso, não é de se espantar que o agronegócio brasileiro tenha um exemplo tão marcante quanto o da filantropa e empresária Lucia Borges Maggi, de 89 anos.

Lucia é dona da maior fortuna feminina do Brasil, segundo a Forbes. E ocupa a posição de 350ª entre as pessoas mais ricas do mundo.

A fortuna e a atuação como filantropa nasceram e cresceram nos negócios da Família Maggi, que atua no ramo de produção de soja.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

“André, até aqui vim com você, mas daqui só vou para frente. Voltar, jamais.”

Lucia Maggi, se dirigindo ao marido em São Miguel do Iguaçu (PR), quando ele pensou em desistir e voltar para o Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação Amaggi (www.amaggi.com.br)

A empresa familiar no comando da matriarca

Cofundadora e membro do Conselho de Administração das empresas de commodities do Grupo Amaggi, Lucia hoje tem uma fortuna estimada em US$ 6,9 bilhões.

Essa fortuna a coloca à frente de empresárias do Grupo Votorantim, Amil e Magazine Luiza.

Todos os resultados alcançados tiveram um ponto de partida comum às muitas empresas familiares do Brasil.

Lucia e seu marido, André Maggi, abriram juntos a empresa Sementes Maggi, em 1977, em São Miguel do Iguaçu (PR).

Desde então, a empresa expandiu não só de território, mas também de segmento de segmento.

Transformado em Grupo Amaggi, com operações no Mato Grosso, o negócio diversificou as commodities em diferentes cultivares, escalando o modelo. Hoje, Lucia está à frente de uma das maiores produtoras de sementes do Brasil.

Mas o negócio foi além: expandiu para segmentos de processamento de grãos, defensivos agrícolas, operações logísticas, portuárias e até geração de energia elétrica.

Desde 2001, Lucia é a acionista majoritária da empresa. Neste período, o Grupo Amaggi se tornou referência em descarbonização portuária e tem reconhecimento internacional em relação à produção sustentável de soja no estado do Mato Grosso.

Pelo menos dois dos levantamentos globais mais relevantes de desempenhos empresariais em sustentabilidade – o CDP Forest e o Forest 500 – colocam o Grupo Amaggi na liderança da produção e comercialização sustentável de soja.

empresa familiar colhe hoje as sementes plantadas desde 1977, por um casal natural do Rio Grande do Sul que decidiu empreender e transformar o agronegócio brasileiro de um jeito familiar, responsável e atento aos princípios da Governança. O resultado? Sucesso e longevidade.

Celebramos, hoje, o Dia das Mães e as contribuições inegáveis que as matriarcas têm em colocar a família empresária na “Lista A” dos negócios globais.

A GoNext parabeniza a todas as matriarcas que tornam o nosso Brasil um país profícuo em empresas familiares de sucesso e exemplos internacionais do poder e da resiliência das famílias empresárias.

Por: Redação GoNext

VEJA TAMBEM

Bate-papo e entrevistas sobre o universo da Governança e Sucessão

Ouça nas principais plataformas:
PODCAST

Confira nosso CANAL

Video
Video
Video

Assine nossa NEWSLETTER

Informação com critério para você.