Como funciona o Conselho de Sócios na empresa familiar?

16/11/2022 - Por: Redação GoNext
Como funciona o Conselho de Sócios na empresa familiar?

O alinhamento societário impede que a família ou as famílias envolvidas no controle do negócio misturem, de forma danosa, as questões que envolvem gestão com os assuntos familiares e societários.

 

Esse alinhamento é planejado e estabelecido pelo Conselho de Sócios

 

Confira abaixo o papel do órgão e a importância dele na representação pragmática e estratégica das famílias sócias.

 

Objetivos do Conselho de Sócios na empresa familiar

Parte importante de construir um negócio familiar sólido é criar mecanismos profissionais que impeçam as complexas e emotivas relações societárias e familiares de atrapalharem a clareza e a estratégia das decisões de negócio.

 

O Conselho de Sócios é um dos órgãos da Governança Corporativa responsável por determinar instruções objetivas e práticas neste campo, definindo os limites dos interesses das famílias nas relações com a sociedade e com a gestão da empresa.

 

Para você compreender melhor, confira abaixo os alinhamentos realizados por este Conselho:

  • quanto aos riscos patrimoniais do negócio;
  • distribuição de lucros e dividendos;
  • orientações ao Conselho de Administração;
  • decisões de investimento ou desinvestimento que não estejam sob responsabilidade de outros órgãos.

 

A partir desses objetivos, abrangendo da distribuição de lucros ao alinhamento estratégico do futuro da companhia, o Conselho de Sócios cria parâmetros claros para dar objetividade nas relações dos sócios com todos os agentes envolvidos na empresa familiar

 

A pauta do Conselho de Sócios

Como você pode perceber, as famílias sócias têm uma agenda importante na manutenção da gestão do negócio.

 

É na pauta do Conselho de Sócios, por exemplo, que algumas diretrizes importantes para o futuro da empresa são estabelecidas.

 

Neste órgão é desenvolvido o processo sucessório e as ações de formação e treinamento de herdeiros e sucessores. Assim, os sócios mantêm controle sobre o legado das famílias no futuro do negócio. 

 

E é justamente por ter total foco na estabilidade entre as dinâmicas familiares e de gestão que este Conselho tem outro assunto recorrente e de alta relevância: o dinheiro!

 

A gestão patrimonial é função importante desse conselho, principalmente em se tratando da gestão de riscos, a qual deve ser acompanhada por uma assessoria especializada.

 

As dinâmicas do Conselho de Sócios representam, diante dos demais órgãos da empresa, a voz das famílias, espaços onde executivos profissionais precisam tomar decisões de negócios, como no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal.

 

Pode até parecer complexo, mas a criação desse órgão de acordo com uma Governança atuante, desburocratiza e desengessa a gestão. 

 

A partir do momento em que fica claro para todos os envolvidos no negócio suas responsabilidades e os parâmetros estruturais a serem seguidos nas relações, a empresa perde menos tempo lidando com as crises causadas por atritos desnecessários e imposições de interesses que não têm os resultados de negócio como objetivo central.

 

Estruturar um negócio familiar de sucesso tem tudo a ver com calibrar as influências das forças familiares e societárias na máquina da gestão.

 

A GoNext já consolidou mais de 180 projetos de Governança em empresas familiares. Estruture conosco um ambiente corporativo harmonioso e próspero.

Quer agendar uma reunião com nossa equipe de consultores? Acesse para entrar em contato.

 

LEIA MAIS DA GONEXT

Como solucionar conflitos familiares sobre dividendos e lucros

Como a Governança Corporativa nas médias empresas pode transformar o ambiente de negócios?

 

Por: Redação GoNext

VEJA TAMBEM

Bate-papo e entrevistas sobre o universo da Governança e Sucessão

Ouça nas principais plataformas:
PODCAST

Confira nosso CANAL

Video
Video
Video

Assine nossa NEWSLETTER

Informação com critério para você.